Como identificar uma alcalose metabólica?
Índice
- Como identificar uma alcalose metabólica?
- Quais os efeitos da alcalose respiratória?
- O que é a acidose e suas principais causas?
- O que é acidose metabólica compensada?
- Como funciona o tamponamento respiratório?
- Como se trata a alcalose metabólica?
- Qual a causa da alcalose?
- Qual a causa da acidose metabólica?
- Como compensar a acidose metabólica?
Como identificar uma alcalose metabólica?
O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.
Quais os efeitos da alcalose respiratória?
A alcalose respiratória aguda causa tontura, confusão, parestesias periféricas e periorais, cãibras e síncope. Acredita-se que o mecanismo seja mudança do fluxo sanguíneo cerebral e pH.
O que é a acidose e suas principais causas?
Acidose é uma condição em que há um desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue. Isso pode acontecer por conta de um aumento na produção de ácidos naturais do corpo humano ou mesmo devido a problemas no pulmão que causam um acúmulo de gás carbônico na corrente sanguínea, por exemplo.
O que é acidose metabólica compensada?
Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação, dessa forma, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe TAMBÉM uma alcalose respiratória associada.
Como funciona o tamponamento respiratório?
A "capacidade de tamponamento" global do sistema respiratório é uma a duas vezes maior que a de todos os tampões químicos combinados. Isso significa que, normalmente, uma a duas vezes mais ácido ou base podem ser tamponados por esse mecanismo em relação aos tampões químicos.
Como se trata a alcalose metabólica?
Normalmente o tratamento dessa alcalose consiste na remoção da causa, quando possível, e na reposição dos líquidos e dos eletrólitos (sódio e potássio) enquanto se trata a causa base. Todavia, quando a alcalose metabólica é muito grave, faz-se o fornecimento de ácido diluído sob forma de cloreto de amônia por via endovenosa.
Qual a causa da alcalose?
A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).
Qual a causa da acidose metabólica?
Outra situação preocupante que pode surgir é quando o pH se encontra abaixo de 7,35, havendo a acidose metabólica. Saiba o que é e o que causa a acidose metabólica. Geralmente, a alcalose metabólica acontece pela perda do íon H+ no sangue ou pelo acúmulo de bicarbonato de sódio, o que torna o organismo mais básico.
Como compensar a acidose metabólica?
A compensação de uma acidose metabólica pode ser comprometida quando há deficiência da função renal. Tratamento da acidose metabólica Primeiramente deve-se corrigir a patologia primária, que está causando o desequilíbrio ácido-básico. O animal só deve ser tratado em condições extremas de pH (menor que 7,2 ou