O que fazer quando a haste da orquídea seca?
Índice
- O que fazer quando a haste da orquídea seca?
- Como cortar a haste da Cattleya?
- Como cuidar da haste da orquídea?
- Como fazer muda de orquídeas a partir do caule?
- Como cuidar das orquídeas depois que caem as flores?
- Qual a característica da orquídea Phalaenopsis?
- Por que a orquídea não volta a produzir flores?
- Como fazer mudas de orquídeas?
- Como plantar mudas de Phalaenopsis?
O que fazer quando a haste da orquídea seca?
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.
Como cortar a haste da Cattleya?
Alternativamente, o corte pode ser feito na base da haste floral, eliminando-a por completo. Em ambos os casos, é importante que o instrumento de corte esteja bem afiado e esterilizado. O melhor meio de eliminar fungos, bactérias e, principalmente, vírus, é passar a lâmina no fogo. Pode ser na boca de um fogão.
Como cuidar da haste da orquídea?
Se ela secar parcialmente, você pode (ou não) cortar a parte seca). Caso a haste fique totalmente seca, é recomendado que você faça o corte! Mas é importante destacar que na natureza a haste permaneceria seca por um tempo, até se quebrar naturalmente, então essa pode ser uma escolha sua!
Como fazer muda de orquídeas a partir do caule?
Corte esse caule com a raiz e coloque-o em um vaso preparado com substrato próprio para orquídea. Forre o fundo com carvão, pedrinhas ou casca de pinus para promover o escoamento da água. Se o caule não se sustentar em pé coloque uma varetinha encaixada bem rente ao fundo do vaso e amarre a nova planta.
Como cuidar das orquídeas depois que caem as flores?
Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. Este é um procedimento apenas estético. A orquídea Phalaenopsis é uma exceção a esta regra. Neste caso, após o término da floração, a haste pode continuar verde e emitir uma nova floração, através de ramificações do eixo principal.
Qual a característica da orquídea Phalaenopsis?
A orquídea Phalaenopsis, a mais comumente encontrada no mercado, possui a interessante capacidade de emitir uma floração secundária, após o final da original. No entanto, esta nova floração costuma vir mais modesta, não apresentando aquele padrão simétrico e farto da orquídea que chega da floricultura.
Por que a orquídea não volta a produzir flores?
O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.
Como fazer mudas de orquídeas?
- Sítio Kolibri Muitas pessoas querem saber como fazer mudas de orquídeas phalaenopsis. Realmente, parece irresistível a possibilidade de obter novos vasos de plantas a partir de um anterior. Nas Phalaenopsis, isso é possível por meio das mudas, também chamadas de keikis, que podem surgir tanto naturalmente quanto por estímulo.
Como plantar mudas de Phalaenopsis?
Se surgirem flores, aproveite este novo momento de florada, mas se forem algumas folhas, então você estará diante de uma nova muda, que em seguida deverá fazer nascer uma raiz! O que fazer para plantar fazer mudas de orquídeas Phalaenopsis em um novo vaso? Confira: O primeiro passo é retirar a haste com a raiz que já nasceu.