Como é feito o plantio do sorgo?
Índice
- Como é feito o plantio do sorgo?
- Quanto de semente de sorgo por hectare?
- Quando se planta o sorgo?
- Quanto tempo leva para produzir sorgo?
- Quantos quilos de sorgo boliviano por hectare?
- Como plantar o sorgo boliviano?
- Quanto custa plantar 1 hectare de sorgo?
- Quantos grãos de sorgo por metro?
- Qual é o ciclo do sorgo?
- Qual o espaçamento para plantar o sorgo boliviano?
- Como é cultivado o sorgo?
- Como tratar sementes de sorgo com inseticidas?
- Quais são os tipos mais comuns de sorgo?
- Qual o problema do sorgo?
Como é feito o plantio do sorgo?
A semente do sorgo é pequena. Por isso é necessário realizar o plantio mais superficial, a uma profundidade de 3-5 cm. O solo deve estar bem preparado, para facilitar a emergência das plântulas. A semeadura ocorre entre setembro e novembro, dependendo da época de início das chuvas.
Quanto de semente de sorgo por hectare?
Ainda sobre a semeadura, as plantas não devem ficar muito próximas, sendo que a recomendação é distribuir entre 1 mil sementes por hectare.
Quando se planta o sorgo?
A recomendação para plantar o sorgo, para grande parte do Estado, é até 10 de março, observando as características do solo. "A recomendação se baseia no zoneamento climático, e considera as características da cultura, do solo e da série histórica do clima", explicou o pesquisador.
Quanto tempo leva para produzir sorgo?
Híbrido simples de sorgo forrageiro de porte alto (média de planta: 260-280 cm de altura), precoce (100-110 dias do plantio até a colheita, grãos leitosos/pastosos), resistente ao acamamento.
Quantos quilos de sorgo boliviano por hectare?
Ele impressiona qualquer um que o vê na lavoura. Preenche os espaços, atinge alturas superiores a cinco metros e tem alta produtividade, conseguindo ofertar mais de 100 toneladas (t) de massa verde por hectare (ha).
Como plantar o sorgo boliviano?
O ideal é plantar com de 1,5 a 3 centímetros – não pode deixar superficial, mas também não pode enterrar muito a semente.
Quanto custa plantar 1 hectare de sorgo?
Segundo o produtor, o custo de produção do sorgo é de cerca de R$ 600 por hectare.
Quantos grãos de sorgo por metro?
O espaçamento mais indicado é de 70 cm entre linhas, com 14 a 16 sementes por metro linear de sulco, com o objetivo de se alcançar uma população final de 140.0.000 plantas por hectare na colheita. Gasta-se cerca de 8 kg de sementes por hectare.
Qual é o ciclo do sorgo?
dias O ciclo de vida normal do sorgo vai de dias, mas, assim como sua época de plantio, varia dependendo da cultivar e do local onde é plantado.
Qual o espaçamento para plantar o sorgo boliviano?
O espaçamento entre linhas deve ser de 80 a 90 cm, distribuindo-se de 10 a 12 sementes por metro linear de sulco, no plantio, para se obter uma população de 90.0.000 plantas por hectare na colheita, visando diminuir os riscos de acamamento.
Como é cultivado o sorgo?
Em relação aos outros tipos de sorgo não há dados estatísticos fidedignos. Atualmente, o sorgo é igualmente cultivado no Sudeste Asiático, bem como na Austrália, na América do Norte (EUA, desde finais do Séc. XVIII [6]), Central (México) e do Sul (Argentina), bem como em África (com predominância para a Nigéria, em termos de área e de produção).
Como tratar sementes de sorgo com inseticidas?
O tratamento de sementes de sorgo com inseticidas, utilizado para combater pragas de solo durante o plantio, altera a rugosidade da superfície delas, pelo aumento do ângulo de repouso, afetando o desempenho da semeadora, pela dificuldade de movimentação no depósito e também nos sistemas distribuidores (discos ou dedos prensores).
Quais são os tipos mais comuns de sorgo?
Devido às suas características, o sorgo pode suportar grandes períodos de seca e estiagem, e isso o torna um produto que deveria ser mais bem explorado no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste do país, onde as temperaturas são elevadas. Existem quatro tipos mais comuns de sorgo: granífero, sacarino, vassoura e forrageiro.
Qual o problema do sorgo?
No caso do sorgo, este problema é menor, em razão da compensação de estande por perfilhamento, onde se pode obter um rendimento de produção próximo ao de uma cultura com estande adequado.