Como criar Jataí na cidade?
Como criar Jataí na cidade?
DICAS PARA CUIDAR DAS SUAS COLMEIAS
- Estude sobre a espécie. ...
- Aprenda capturar enxames. ...
- Use caixas adequadas e modulares. ...
- Observe o seu enxame regularmente. ...
- Colha apenas o mel.
Quais os tipos de abelha jataí?
Abelhas jataí são conhecidas por sua robustez, assim vivem no frio do inverno do sul ao calor do centro e norte do país. Existem 3 espécies de abelhas jataí. Tetragonisca angustula (Latreille, 1811), Tetragonisca fiebrigi (Schwarz, 1938) e Tetragonisca weyrauchi (Schwarz, 1943).
Como criar uma colmeia de abelhas sem ferrão?
Devem ficar a uma distância mínima de 0,5 metro entre si em prateleiras e de 1,5 metro em cavaletes individuais. Também podem ser usados outros materiais para a instalação das abelhas, como cabaças. Dentro, coloque um pouco de cerume e resina retirados de outras colônias para atrair o enxame.
Porque as abelhas jataí se matam?
Isso pode ser feito após uma briga, pois elas morrem grudadas umas nas outras na entrada da colméia. Algumas vezes o ninho de jataís é atacado por abelhas como a iratim ou limão, que é predadora e sobrevive apenas de roubo. Se a colônia não estiver suficientemente forte, ela entra para roubar mel, pólen e cera.
Como criar abelhas sem ferrão na cidade?
Os princípios da criação Antes de definir o local para a colmeia, garanta que não vá bater sol nela, sobretudo entre 9 e 16 horas. Varandas são opção. “Tem gente criando no 15o andar”, conta Menezes. Coloque própolis dentro do ninho-armadilha — tem que ser de abelha sem ferrão.
Como são as abelhas jataí?
A Jataí possui cor amarelo-ouro e tem corbículas pretas (aparelho coletor onde o pólen é recolhido). Também, não possui ferrão. É uma abelha muito mansa, no máximo, dá uns pequenos beliscões ou gruda cerume nos intrusos quando se sente ameaçada.
Qual a cor da abelha jataí?
De cor amarelo-ouro, as Jataís têm corbículas (aparelho coletor onde o pólen é recolhido) pretas, visitam plantas cultivadas e fazem os ninhos em diferentes tipos de cavidades, como tijolos, caixas de luz, cabaças, latas abandonadas, além de ocos de árvores vivas quando em ambientes mais naturais ou arborizados.