Como Subsolar o solo?

Índice

Como Subsolar o solo?

Como Subsolar o solo?

Pode esta operação ser feita até por uma grade de discos. A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande.

Quando usar o subsolador?

Apesar da semelhança com o escarificador, o subsolador atinge camadas mais profundas, com isso, há uma maior necessidade de potência do trator e se não for bem manuseado pode compactar em sub-superfície. Assim, sua utilização é indicada apenas quando os outros equipamentos não conseguem atingir a camada compactada.

O que faz um subsolador?

A principal função do Arado Subsolador Tubular Hidráulico BALDAN ASTH é evitar que essas camadas compactadas causem erosão ao solo e assim aumentar a infiltração da água no solo facilitando o crescimento das raízes que necessitam de umidade para se desenvolverem. ...

O que é a subsolagem?

A subsolagem é uma operação de preparo do solo que serve para romper e/ou quebrar camadas compactadas formadas nas camadas inferiores do solo, causadas pelo intenso cultivo das culturas, utilizando cada vez máquinas mais pesadas e maiores, de forma a diminuir o tempo gasto nas operações agrícolas.

Quando Escarificar o solo?

Por isso, a escarificação do solo deve ser feita com planejamento para evitar mais danos do que benefícios à produção agrícola. A escarificação só deve ser realizada quando for comprovadamente necessária. A agregação é vital para manter o estoque de carbono no solo.

Como é feita a gradagem do solo?

A gradagem é feita com grade niveladora de discos ou de dentes com a finalidade de destorroar e “aplainar” o solo arado. A função básica da grade é complementar a aração embora, em algumas situações, possa substituir o trabalho do arado. As gradagens são feitas, geralmente, logo após a aração e antes do sulcamento.

O que determina a profundidade da subsolagem?

- Profundidade de subsolagem: deve ser escolhida em função da localização da camada compactada ou adensada no perfil do solo. Normalmente adota-se como profundidade de subsolagem, 5 a 10 cm abaixo da camada compactada, não devendo ultrapassar 5 a 7 vezes a largura da ponteira, o que é denominado profundidade crítica.

Qual deve ser a condição de umidade do solo no momento da subsolagem Por quê?

Sendo a operação profunda, como subsolagem, por exemplo, tanto a superfície quanto a subsuperfície devem estar relativamente mais secas. Sendo uma operação que envolva cargas leves ou baixas pressões, pelo menos os primeiros 20-30 cm devem estar numa faixa de umidade adequada.

Qual a função do torpedo em um subsolador?

- Torpedo: de formato tronco-cônico colocado na parte traseira inferior da haste do subsolador. Forma um túnel (galeria), funcionando como drenos subterrâneos em terrenos de várzeas, os quais podem permanecer de 7 a 8 anos.

Qual a função e as principais partes de um subsolador comum?

São constituídos por: Barra porta-ferramentas ou chassi, roda limitadora de profundidade, haste, ponteira, rolo destorroador e disco de corte. Possuem um sistema de segurança com um pino fusível responsável pelo desarme em caso da haste se chocar contra um obstáculo.

Postagens relacionadas: