Como Tardif caracteriza o saber docente?

Índice

Como Tardif caracteriza o saber docente?

Como Tardif caracteriza o saber docente?

Tardif (2010) afirma que o saber do professor deve ser entendido a partir da relação que mantém com o trabalho escolar e o ambiente da sala de aula. A partir das relações mediadas pelo trabalho, o professor constrói seus princípios norteadores para o enfrentamento as situações cotidianas da atividade docente.

O que caracteriza o saber docente?

O saber docente então é como um saber plural. Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Nessa perspectiva, os saberes profissionais dos professores são temporais, plurais e heterogêneos.

Como afirma Tardif a relação dos docentes com os saberes?

Para Tardif (2002), a relação dos docentes com os saberes não é restrita a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos. Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles.

O que diz Tardif?

De acordo com Tardif (2010), os saberes docentes envolvem questões de ordem pessoal; tem abrangência social; surgem e se desenvolvem dentro de uma temporalidade; apresentam-se com características culturais e heterogenias; e são amplamente personalizados e situados na pessoa do professor.

O que é saber atitudinal?

Saber atitudinal: disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e eqüidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas dificuldades etc.; ... Saber didático-curricular: domínio do saber-fazer.

Como afirma Tardif 2010 p-36 a relação dos docentes com os saberes?

Segundo Tardif (2010, p. 36): Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares, experienciais.

Quais são os saberes dos professores?

Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.

O que é saber experiencial?

O saber experiencial é caracterizado como um saber prático, interativo, sincrético, plural, heterogêneo, complexo, aberto, poroso, permeável, existencial, pouco formalizado, temporal, evolutivo, dinâmico e social (Tardif, 2012, p. 109-111). Esse autor aborda a ideia de que a experiência fundamenta o saber do professor.

Qual a classificação dos saberes docentes?

Quadro 1 – Classificação dos saberes docentes de acordo com Tardif (2004): SABER DEFINIÇÃO Conjunto de saberes que, baseados nas ciências e na erudição, são transmitidos aos professores durante o processo de formação 3 Saberes da Formação Profissional inicial e/ou continuada. Também se constituem o conjunto dos

Quais são os saberes envolvidos na atividade docente?

Primeiramente, Tardif destaca a existência de quatro tipos diferentes de saberes implicados na atividade docente: os saberes da formação profissional (das ciências da educação e da ideologia pedagógica); os saberes disciplinares; os saberes curriculares e, por fim, os saberes experienciais.

Quais são os saberes docentes?

Primeiramente, Tardif destaca a existência de quatro tipos diferentes de saberes . implicados na atividade docente: os saberes da formação profissional (das ciências da . educação e da ideologia pedagógica); os saberes disciplinares; os saberes curriculares e, por . fim, os saberes experienciais.

Qual a relação entre saberes docentes e formação profissional?

Na obra intitulada Saberes Docentes e Formação Profissional Maurice Tardif discorre a respeito dos saberes docentes e a sua relação com a formação profissional dos professores e ainda com o próprio exercício da docência. Destaca, a partir de pesquisas realizadas com o propósito de compreender o que pensam os professores sobre os seus ...

Postagens relacionadas: