Como fazer iogurte natural com leite cru?
Como fazer iogurte natural com leite cru?
Esquente 1 litro de leite a 85°C adicionando açúcar a gosto (açúcar refinado ou mascavo), verificando a temperatura com o termômetro. Desligue o fogo e deixe em repouso por cerca de 15 a 20 minutos. De seguida, baixe a temperatura do leite colocando o recipiente em água fria até chegar a uma temperatura de 45°C.
Como é produzido o iogurte?
O iogurte é um derivado lácteo preparado através de um processo de fermentação do leite, em que as bactérias são responsáveis pela fermentação da lactose, que é o açúcar naturalmente presente no leite, e pela produção de ácido lático, garantindo a textura e o sabor característico desse alimento.
Quais são os lactobacilos vivos?
Os lactobacilos vivos são bactérias que, se ingeridas, podem trazer vários benefícios ao nosso organismo, fazendo jus ao apelido de "bactérias do bem".. Todos os animais são hospedeiros de micro-organismos, o que não quer dizer que isso seja uma coisa ruim.
Por que o leite fermentado por bactérias?
Quando o assunto são probióticos, o leite fermentado por bactérias, mais conhecido como iogurte, é um dos alimentos mais lembrados. Ele possui, em geral, dois tipos de lactobacilos vivos: o Lactobacillus bulgarius e o Streptococus thermophilus.
Quais os benefícios da ingestão de lactobacilos?
Conheça alguns dos principais benefícios que a ingestão de lactobacilos pode causar: Promove a produção de ácido láctico, capaz de remover alguns agentes patogênicos maléficos no intestino; Promove a desintoxicação intestinal, equilibrando a flora intestinal.
Qual o papel dos lactobacilos no sistema digestivo?
Lactobacilos são uma espécie de bactérias que auxiliam no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, eles também desempenham um papel importante na manutenção e proteção das vilosidades do intestino. Todos os animais são potenciais hospedeiros de micro-organismos. Isso não é uma coisa necessariamente ruim.