Como ter seu próprio servidor DNS?
Índice
- Como ter seu próprio servidor DNS?
- Como configurar servidor DNS Bind9?
- Como criar seu próprio servidor de arquivos?
- Por que ter um servidor DNS?
- Qual a finalidade de um servidor DNS?
- Qual o comando para configurar Named conf Options DNS?
- Como configurar bind?
- Como configurar um servidor DNS no Debian?
- Como criar um servidor de arquivos Windows?
- Como criar um servidor de DDNS?
- Qual é o DNS de um servidor DNS?
- Como configurar o DNS para receber domínios?
- Qual a importância de um servidor DNS para a rede?
Como ter seu próprio servidor DNS?
Apontando para seu próprio DNS
- Vá em Painel de Controle, Conexões de rede. ...
- Clique com o botão direito na conexão e clique em propriedades.
- Selecione Protocolo TCP/IP e clique em propriedades.
- Preencha o campo DNS Primário com o endereço 127.0.0.1 e clique em OK e OK novamente.
Como configurar servidor DNS Bind9?
O primeiro passo é editar o ficheiro /etc/hosts e definir o nome completo da máquina, como se vê em baixo. Depois de configurado o ficheiro /etc/hosts, está na hora de actualizar o repositório de pacotes e instalar o software que vai fazer o nosso servidor de DNS, o Bind9.
Como criar seu próprio servidor de arquivos?
Não é necessário comprar uma máquina nova: basta usar aquele PC encostado cheio de poeira que serve de suporte de vaso de flores. Caso não possua um, até mesmo uma máquina usada serve para ser transformada em um servidor.
Por que ter um servidor DNS?
Como vimos ao longo do post, o DNS serve para traduzir um nome de domínio intuitivo que você digitou em um navegador para o endereço IP e que levará ao site desejado. Quanto melhor for o servidor DNS, melhor a experiência do usuário ao acessar o seu site.
Qual a finalidade de um servidor DNS?
Muitos usuários procuram outros servidores DNS porque, além de mais rápidos, são capazes de detectar sites falsos ou infectados (comprometido) ou oferecem algum sistema de proteção parental, também capaz de bloquear sites de conteúdo adulto.
Qual o comando para configurar Named conf Options DNS?
Como configurar o arquivo de opções No ns1, abra o arquivo named. conf. options para edição: sudo nano /etc/bind/named.
Como configurar bind?
Para iniciar a Ferramenta de Configuração do Serviço de Nome de Domínio, vá para Botão do Menu Principal (no Painel) => Configurações do Sistema => Configurações do Servidor => Serviço de Nome de Domínio ou digite o comando redhat-config-bind.
Como configurar um servidor DNS no Debian?
Configurando o DNS Resolver padrão no Debian 10 Buster Server. No servidor BIND, precisamos definir 127.0.0.1 como o resolvedor DNS padrão. Você pode verificar o resolvedor DNS atual no Debian 10 com o seguinte comando. O pacote bind9 no Debian 10 vem com uma unidade de serviço Systemd bind9-resolvconf.
Como criar um servidor de arquivos Windows?
Clique com o botão direito na pasta, selecione “Propriedades > Permissions > Upload > Anyone”. Ao fazer isso mais duas opções serão exibidas quando você acessar o servidor a partir do navegador. Uma opção para fazer o upload de arquivos locais para o servidor e outra para criar novas subpastas no servidor.
Como criar um servidor de DDNS?
Neste post veremos como realizar a criação de um servidor de DDNS (Dynamic DNS) para ambientes corporativos, ou seja, utilizando o seu próprio servidor de DNS e servidor Web e tendo como cliente qualquer plataforma (Windows, Linux, Unix, Android, iOS e etc…).
Qual é o DNS de um servidor DNS?
Em termos práticos, eles fazem a ligação entre um domínio e um número de IP, que nada mais é do que a identificação do servidor para o qual o domínio está apontado. Para facilitar ainda mais, um servidor DNS é o sistema que traduz o “site.com.br” para um endereço de IP, por exemplo, 151.101.129.121.
Como configurar o DNS para receber domínios?
Lembrando que não explico aqui como configurar o DNS para ser autoritativo de domínios, e não estou usando a ferramenta de DNS do próprio Windows pois achei melhor e mais rápido usar outro que será explicado a seguir. Então, caso esteja procurando como configurar seu servidor DNS para receber domínios, não é este post que você deve ler.
Qual a importância de um servidor DNS para a rede?
Em relação à importância de um servidor DNS para a rede, o ponto a destacar é que, quando corretamente ajustado, ele favorece a navegação dos usuários. Entenda que é ele que “inicia os trabalhos” para uma boa experiência, reduzindo o tempo de espera que envolve a tradução dos domínios para os seus IPs correspondentes.