Como testar bobina de ignição com osciloscópio?

Índice

Como testar bobina de ignição com osciloscópio?

Como testar bobina de ignição com osciloscópio?

  1. Para realizar o teste de tensão requerida da bobina no circuito secundário, utilize um osciloscópio. ...
  2. Dê a partida do motor e cheque o sinal apresentado no osciloscópio. ...
  3. Na sequência, veja o tempo de centelhamento que está sendo fornecido. ...
  4. Use um chicote de teste a fim de evitar danos no chicote original.

Como testar sinal da bobina?

Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.

Como saber se a bobina de ignição está com defeito?

Quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.

Como testar primário da bobina?

I. Para fazer esse teste, você precisa localizar o enrolamento do primário da bobina de ignição – a dica é consultar o fabricante da peça – e usar um multímetro no modo ohmímetro e coloque na escala 200 Ohms. O valor apontado deve estar entre 0,2 e 1,0 Ohms.

Como medir alta tensão com osciloscópio?

Para a medida de tensões alternadas devemos proceder da seguinte forma: Inicialmente colocamos o osciloscópio na condição de poder trabalhar com tensões alternadas (AC) e centralizamos o traço horizontal de modo que ele coincida com a linha de referência horizontal..

Como medir primário e secundário da bobina?

Com a ignição ligada, meça a tensão de alimentação da bobina de ignição com um multímetro. A voltagem deve estar em torno de 10,5V ou mais. Novamente, usando um multímetro, verifique os circuitos primário e secundário da bobina.

Como testar bobina de ignição sem aparelho?

Efetuando um teste de centelha da bobina de ignição. Desligue o veículo e abra o capô. Assim como na maioria das manutenções veiculares, você deverá começar o teste com o veículo no "park" (câmbio automático) ou neutro (câmbio mecânico) e com o motor desligado. Abra o capô para localizar a bobina de ignição.

O que acontece se a bobina de ignição estiver ruim?

Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão. “O veiculo pode apresentar perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes”, diz Alberto Maciel, assistente técnico da MTE-THOMSON.

Como saber se defeito é vela de ignição ou bobina?

Caso haja uma centelha saindo na ponta do cabo que não encosta na bobina, mas não na parte que encosta (ou seja a que está encostada na vela), provavelmente o problema não é na bobina e sim no cilindro ou vela. Se houver centelha nas duas partes, provavelmente o cabo está danificado.

O que é primário e secundário da bobina?

O circuito primário da bobina recebe uma corrente proveniente do sistema de alimentação. ... A variação da corrente no primário gera uma variação no fluxo magnético da bobina, induzindo uma tensão no secundário. Esta tensão é a responsável pela geração da centelha elétrica nas velas de ignição.

Como encontrar a bobina de ignição?

Uma forma certeira para encontrar a bobina de ignição é localizar o distribuidor e seguir o cabo que não se conecta a nenhuma vela. Antes de começar, é uma boa ideia usar óculos de proteção ou outra proteção para os olhos e usar ferramentas com isolamento (principalmente alicate) para se proteger de choques elétricos.

Como realizar o teste de tensão na bobina?

Para realizar o teste de tensão requerida da bobina no circuito secundário, utilize um osciloscópio. Pra isso, instale a sonda de ignição indutiva e o cabo terra. 2. Dê a partida do motor e cheque o sinal apresentado no osciloscópio. Observe a tensão fornecida pelo secundário na bobina.

Como remover a bobina de ignição do seu veículo?

Remova a bobina e ignição do veículo. O teste acima não é a única forma de determinar se a bobina de ignição no seu veículo está funcionando como deveria.

Qual o sinal secundário da bobina?

Nas velas carbonizadas e com contaminação, há alteração no sinal do secundário da bobina. A tensão requerida foi menor, próximo a 8.000V, assim como o tempo de centelhamento é reduzido. Isso pode ocasionar problemas no funcionamento do motor, como perda de desempenho, elevação do consumo de combustível e de emissões de poluentes.

Postagens relacionadas: