Como montar um SIG?
Índice
- Como montar um SIG?
- Qual é a estrutura de um SIG?
- Quais são os principais componentes do SIG?
- O que é o sistema GIS e para que serve?
- Qual foi o primeiro SIG desenvolvido no Brasil?
- Quais as características quanto ao desenvolvimento dos SIGs?
- Como está dividida a arquitetura do SIG?
- Quais as funções de um SIG?
- Para que serve o Sistema de Informação Geográfica?
- Como funciona o SIG?
- Quais são os significados de SIG?
- Quais são os equipamentos para SIG?
- Quais são os objetivos suplementares de um SIG?
Como montar um SIG?
Neste contexto, consideremos o que chamaremos aqui de cinco etapas intermediárias entre desenvolvimento e a implementação de um SIG:
- Aquisição de Dados;
- Manipulação dos Dados;
- Análise das Informações;
- Gerencia de Produtos e.
- Tomada de Decisão.
Qual é a estrutura de um SIG?
Um SIG, enquanto ambiente computacional, é composto pela seguinte estrutura hierárquica: interface com usuário; entrada e integração de dados; funções de consulta e análise espacial; visualização e plotagem; e a gerência de dados espaciais (armazenamento e recuperação de dados).
Quais são os principais componentes do SIG?
SIG tem os seguintes componentes :
- Interface com usuário;
- Entrada e integração de dados;
- Funções de processamento gráfico e de imagens;
- Visualização e plotagem;
- Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de um banco de dados geográficos).
O que é o sistema GIS e para que serve?
O Sistema de Informações Geográficas (SIG) ou Geographic Information System (GIS) é uma poderosa ferramenta de análise espacial, servindo para o cruzamento de informações geográficas e banco de dados, possibilitando a análise precisa de determinada área.
Qual foi o primeiro SIG desenvolvido no Brasil?
O CGIS foi considerado historicamente o primeiro SIG desenvolvido.
Quais as características quanto ao desenvolvimento dos SIGs?
Os SIGs para redes devem apresentar duas características básicas: a forte ligação com bancos de dados relacionais e a capacidade de adaptação e personalização.
Como está dividida a arquitetura do SIG?
Há basicamente três diferentes arquiteturas de SIGs que utilizam os recursos de um SGBD: dual, integrada baseada em SGBDs relacionais e integrada baseada em extensões espaciais sobre SGBDs objeto- relacionais.
Quais as funções de um SIG?
O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.
Para que serve o Sistema de Informação Geográfica?
O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.
Como funciona o SIG?
Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIGs (Sistemas de Informação Geográfica). Por exemplo, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica (dados alfanuméricos) que se encontra associada por um identificador comum aos objectos gráficos de um mapa digital.
Quais são os significados de SIG?
Existem dois significados distintos para SIG, um deles se refere a uma aplicação real de SIG, incluindo equipamentos, dados, programas computacionais, recursos humanos e métodos necessários para resolver um problema (uma aplicação de SIG), conforme se pode observar na figura 1.
Quais são os equipamentos para SIG?
Os equipamentos para SIG são os mesmos utilizados em qualquer outra aplicação (teclado, monitor, cabos, dispositivos para Internet, processadores CISC e/ou RISC).
Quais são os objetivos suplementares de um SIG?
Segundo Silva (1999) os objetivos suplementares de um SIG são: 1 Produzir mapas com rapidez 2 Diminuir o preço da produção de mapas 3 Facilitar a utilização dos mesmos 4 Produzi-los com mais pormenor 5 Possibilitar automaticamente a atualização e revisão 6 Possibilitar a análise quantitativa de dados espaciais. More ...