Como montar um Observatório Social?

Índice

Como montar um Observatório Social?

Como montar um Observatório Social?

Registros

  1. Registro do Observatório Social junto ao Cartório de Títulos e Documentos da cidade;
  2. Após a efetivação do registro do Observatório Social pelo Cartório de Títulos e Documentos, inscrição do CNPJ junto a Receita Federal do Brasil. ...
  3. Com o registro no CNPJ, solicitar o Alvará junto a Prefeitura da cidade;

Quem pode fazer parte do Observatório Social?

Qualquer cidadão pode fazer parte do Observatório Social. A única exigência é que ele não ocupe nenhum cargo público ou seja filiado a algum partido político.

O que faz um Observatório Social?

Um observatório nasce do sonho coletivo de cidadãos comuns, que querem transformar sua indignação em ações que tragam resultados positivos para sua realidade. Torna-se uma instituição independente, um órgão de controle social, que tem como meta fiscalizar os gastos públicos, evitando o desperdício de recursos.

Quantos observatórios sociais tem no Brasil?

Inspirado na experiência do OSM, foi criada, em 2008, a Rede de Observatórios Sociais do Brasil – OSB –, que contribuiu para a criação de mais de 100 observatórios sociais (OSB, 2017).

Como funciona o Observatório Social do Brasil?

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, um Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir ...

O que é um Observatório Social do Brasil?

O que é um Observatório Social do Brasil (OSB)? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Quem pode atuar nos OSB?

Empresários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, profissionais de diversos setores e quem mais tiver interesse em participar, pode atuar em diversas ações desenvolvidas. Para saber mais sobre o trabalho do Observatório Social do Brasil, acesse o site: osbrasil.org.br.

Quem pode atuar no OSB?

voluntários, fornecedores, prestadores de serviço e subcontratados, parceiros, mantenedores, representantes e quaisquer outras partes que atuem em nome do Sistema OSB devem seguir o disposto neste Código.

Quais os programas de trabalho do Observatório Social do Brasil?

Observatório Social do Brasil

  • Notícias. Giro OSB. Biblioteca. Boas Práticas.
  • Escola da Cidadania.

Como o Observatório Social é o Observatório Social do Brasil OSB se enquadram nesse conceito?

O que é um Observatório Social do Brasil (OSB)? São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Qual é a ideia do Observatório Social?

O evento é fruto dos anos de trabalho do Observatório Social, e segundo seu presidente, Ney Ribas: “A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção.”

Quem é o Observatório Social do Brasil?

O Observatório Social do Brasil, que já está presente em 137 cidades espalhadas em 16 estados brasileiros, deu mais um passo na luta contra a corrupção institucional. Agora, além de vistoriar os gastos públicos dos municípios, também serão fiscalizadas as atividades do estado de Santa Catarina.

Quais foram os palestrantes do Observatório Social?

Só no último ano, o evento teve a participação de 48 palestrantes e 18 painéis, que foram responsáveis por transmitir o importantíssimo conteúdo. O evento é fruto dos anos de trabalho do Observatório Social, e segundo seu presidente, Ney Ribas:

Postagens relacionadas: