O que é um discurso direto é um discurso indireto?
Índice
- O que é um discurso direto é um discurso indireto?
- O que é discurso direto no texto?
- Para que é usado o discurso indireto?
- Qual é o discurso direto?
- Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?
- Qual a diferença entre o discurso indireto e o livre?
- Quais são as marcas do discurso direto dos personagens?
O que é um discurso direto é um discurso indireto?
Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.
O que é discurso direto no texto?
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
Para que é usado o discurso indireto?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma a citar o nome de quem fez a fala ou fazer algum tipo de referência.
Qual é o discurso direto?
O Discurso Direto é aquele em que se transcreve, literalmente, a fala de uma personagem. É a forma de fazer com que ela participe diretamente da história, ganhando vida e presença. Nesse caso, não há necessidade de um narrador. Características do discurso direto
Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?
Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.
Qual a diferença entre o discurso indireto e o livre?
No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), não havendo marcas que mostrem a mudança do discurso. Assim, podem ser confundidas as falas dos personagens e do narrador. Exemplos: João Fanhoso fechou os olhos, mal-humorado. A sola dos pés doía, doía.
Quais são as marcas do discurso direto dos personagens?
E, numa voz baixa, acrescentou: – Venham, mulheres – disse John Barton –, vocês duas já caminhavam bastante. Outras marcas que merecem destaque são os sinais de pontuação. Os dois-pontos e o travessão indicam as falas dos personagens. Enfim, as marcas do discurso direto permitem separar as palavras do narrador das palavras dos personagens.