Como elaborar um manual de normas e rotinas?

Índice

Como elaborar um manual de normas e rotinas?

Como elaborar um manual de normas e rotinas?

Abaixo os tópicos que devem compor um Manual de Rotinas e Procedimentos:

  1. Identificação do Estabelecimento: ...
  2. Objetivo do manual (padronização de procedimentos)
  3. Definições adotadas para efeito deste manual (nomenclatura) ...
  4. Objetivos do estabelecimento.
  5. Abrangência (consultório ou clínica e tipo)
  6. Contato com o paciente.

O que é um manual de rotinas?

O manual deve mostrar as práticas, condutas e rotinas realmente adotadas em seu estabelecimento. Por isso, não deve ser cópia de manuais de outros estabelecimentos.

Como elaborar um manual de normas e rotinas de enfermagem?

  1. NORMAS.
  2. ROTINA (não existe um número máximo de ações para cada rotina, contudo recomenda-se que seja feita de maneira concisa e exequível)
  3. Nº da ação.
  4. Agente.
  5. Ação.
  6. Notas.
  7. ASSINATURA E CARIMBO DO ENFERMEIRO (com nome completo, categoria e número de inscrição no Coren)
  8. DATA DA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO.

Como fazer um manual de enfermagem?

As etapas para elaboração de um manual de enfermagem podem ser sintetizadas em: - diagnóstico da situação; - determinação dos assuntos; - estruturação e confecção dos instrumentos; - implantação; - avaliação.

O que são normas e rotinas?

As normas e rotinas são instrumentos administrativos utilizados pelos profissionais da equipe de enfermagem para organizar o processo de trabalho e disciplinar o comportamento dos familiares cuidadores no setor. Fazem parte da cultura hospitalar e visam a estabelecer horários, dietas, visitas, cuidados.

Qual o objetivo de um manual de normas e rotinas do serviço de enfermagem?

Manual de Normas Rotinas e Procedimentos de Enfermagem: Atenção Básica. ... A proposta deste instrumento é divulgar e alinhar orientações administrativas e técnicas de relevância, como subsídio para a eficácia do processo de trabalho da enfermagem na Atenção Básica.

Quais os critérios a serem avaliados antes de elaborar um manual de enfermagem?

a) o manual deverá conter assuntos significativos referentes ao serviço de saúde pública, especialmente àqueles envolvendo decisões técnico-administrativas nas quais são baseados a elaboração e o desenvolvimento das ações de enfermagem.

Como fazer um manual de rotinas e procedimentos?

O importante é refletir o trabalho real e que seja de fácil leitura e acesso para os trabalhadores da sua clínica. O Manual de Rotinas e Procedimentos deve ser um documento vivo e dinâmico. Procure utilizar uma pasta com plásticos e com as folhas dentro, assim fica mais fácil substituir cada etapa.

Quais são as rotinas da empresa?

Primeiro vem o planejamento, depois a execução das rotinas administrativas. A definição da rotina da empresa ocorre, portanto, após um planejamento estratégico da organização, que irá identificar o que é necessário para que o negócio seja produtivo e eficiente. As rotinas administrativas variam conforme o escopo de cada negócio.

Como atualizar as rotinas no rodapé?

Faça cópias das rotinas nos locais e coloque cada parte na área correspondente. Lembre-se de atualizar as partes cada vez que modifica o documento. Para facilitar, coloque no rodapé a versão e a data da atualização e quem revisou.

Quais são as rotinas do seu consultório?

Comece pelas rotinas mais simples e que já estão mais estabelecidas como por exemplo: (sugeridos pela da Dra. Denise Barbosa que foi Vigilância Sanitária de Jundiaí) O Manual de Rotinas e Procedimentos deve ser construído pela equipe do seu consultório e deve ser escrito de forma que todos consigam ler e entender perfeitamente o seu significado.

Postagens relacionadas: