Como fundar um sindicato de servidores públicos municipais?
Como fundar um sindicato de servidores públicos municipais?
Os documentos necessários para criar um sindicato são:
- Requerimento de criação;
- Edital de convocação dos membros;
- Ata da assembléia geral de fundação;
- Estatuto social;
- Comprovante de pagamento da GRU;
- Certidão de inscrição do solicitante;
- Comprovante de endereço da entidade.
Quantas pessoas para formar um sindicato?
Para ser reconhecido, o sindicato deve reunir ao menos um terço das empresas legalmente constituídas ou de pessoas que integram a mesma categoria, o mandato da diretoria deve durar três anos e toda a diretoria deve ser composta por brasileiros.
O que é necessário para se criar um sindicato?
Para iniciar o processo, é preciso indicar o grau da entidade a ser registrada na caixa “Solicitação de Registro Sindical”. Em seguida, será solicitado o CNPJ da instituição, que deve estar cadastrada como Associação (código 3026), Entidade Sindical (código 3131) ou Outras Formas de Associação (código 3999).
Como transformar uma associação em um sindicato?
*E para transformar entidade de trabalhadores já existente em sindicato? Aqui os requisitos serão praticamente iguais, mudando somente a convocação para a assembleia de transformação da associação em sindicato, para a aprovação de novo estatuto e para eleição de nova diretoria. Após, possui o mesmo procedimento.
Quais são os requisitos para uma associação ser reconhecida como sindicato?
a) o número de sócios; b) os serviços sociais fundados e mantidos; c) o valor do patrimônio. § 1o Reconhecida como sindicato a associação profissional ser-lhe-á expedida carta de reconhecimento, assinada pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.