O que é necessário para abrir uma escola bilíngue?

Índice

O que é necessário para abrir uma escola bilíngue?

O que é necessário para abrir uma escola bilíngue?

Separamos neste artigo alguns passos importantes a serem considerados na implantação do bilinguismo na sua instituição de ensino.

  1. Passo 1: escolha um programa bilíngue adequado. ...
  2. Passo 2: crie um ambiente bilíngue. ...
  3. Passo 3: esteja pronto para acompanhar o processo. ...
  4. E como unir esses três passos?

Como montar um projeto bilíngue?

5 dicas para criar uma rotina bilíngue

  1. 1 – Faça um planejamento. Você precisa saber quais são os seus objetivos de forma bem específica. ...
  2. 2 – Tenha materiais em inglês. ...
  3. 3 – Crie oportunidades para o uso da segunda língua. ...
  4. 4 – Seja exemplo. ...
  5. 5 – Faça parte de uma comunidade bilíngue.

Como deve ser uma escola bilíngue?

Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.

Como transformar uma escola em bilíngue?

Existem diversas formas de transformar uma escola em bilíngue. A mais comum delas é contratar uma empresa do segmento para implementar a metodologia bilíngue na escola, treinar os colaboradores e fornecer o material didático que será utilizado por alunos e professores.

O que torna uma escola bilíngue?

A escola bilíngue é uma instituição de ensino regular que tem um programa especial para lecionar um segundo idioma de forma integrada às outras disciplinas. ... É comum que na escola bilíngue a carga horária seja maior em função da necessidade de uma maior exposição do aluno ao segundo idioma.

Como funciona a escola bilíngue para surdos?

Escolas bilíngues priorizam a língua brasileira de sinais (LIBRAS) como a língua primária e o português escrito como língua secundária para os alunos surdos - ao contrário das escolas inclusivas, que incluem os alunos surdos em salas de aulas mistas com alunos ouvintes, na qual a língua primária é o português e a ...

O que é um projeto bilíngue?

O objetivo do projeto bilíngue é preparar o aluno para se comunicar na língua inglesa, de forma natural e efetiva. Para isso, ofertamos cinco aulas de inglês semanais, já inclusas na grade curricular do aluno, onde têm uma imersão desde a gramática até a conversação.

Como funciona o programa bilíngue?

Explica-se: em uma escola que oferece programa bilíngue, o aluno passa por um processo de imersão no segundo idioma, adquirindo fluência enquanto utiliza o idioma como ferramenta de aprendizado de conceitos diversos. ... Ao mesmo tempo, é indispensável notar uma diferença básica em relação às escolas tradicionais.

O que é escola bilíngue?

Para ser considerada uma escola bilíngue, a escola deve usar o idioma como meio de instrução para construção de conhecimento em áreas diversas. Diferentemente das outras escolas, a escola de inglês tem o inglês como matéria única.

Como se matricular na escola bilíngue?

Na escola bilíngue, crianças e adolescentes com os mais diferentes níveis de conhecimento prévio do segundo idioma podem se matricular. Os professores não precisam ser nativos, embora devam ser fluentes na língua-alvo do programa.

Como funciona a educação bilíngue?

Como funciona a educação bilíngue? Se antes era considerado um diferencial, o domínio do inglês tornou-se praticamente um pré-requisito para quem deseja conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho. Por isso, muitos pais se perguntam o que é uma escola bilíngue.

Qual a grade curricular de uma escola bilíngue?

Basicamente, uma instituição que se baseia na Educação Bilíngue apresenta a mesma grade curricular das escolas brasileiras, porém, com os conteúdos abordados tanto em português quanto na língua estrangeira. Por ser um modelo ainda novo no país, as aulas realizadas em outra língua ainda levam a alguns questionamentos.

Como começar a educação bilíngue na infância?

Começar a Educação Bilíngue na primeira infância é a melhor escolha. No entanto, os benefícios da imersão no segundo idioma fazem a escola bilíngue ser vantajosa em relação a outras formas de aprendizagem, como cursos de idiomas, independentemente da idade do aluno. Qual é a metodologia adotada?

Postagens relacionadas: