Como se faz narrativa digital?

Índice

Como se faz narrativa digital?

Como se faz narrativa digital?

Uma narrativa digital é constituída por duas ordens de elementos que se articulam de maneira harmoniosa e complementar:

  1. um conjunto de imagens fixas (fotos, grafismos) – banda visual.
  2. um conjunto de sons (palavras, música, ruídos, silêncio) – banda sonora.

Quais os tipos de narrativa digital?

Existe hoje uma pluralidade de meios de produção de narrativas digitais; são elas: narrativas interativas, histórias digitais, relatos digitais, narrativas multimídias ou narrativas multimidiáticas, que permitem também a criação não linear das histórias.

O que é uma narrativa digital Cite exemplos?

A narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). Esta ferramenta é bastante poderosa, interativa e muitas vezes presente em formato atraente e emocionalmente envolvente.

Quais meios digitais podemos usar para criar uma narrativa digital?

A arte de contar história utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e smartphones: essa é a definição mais simples para o digital storytelling, ou contação digital de histórias.

Onde podemos encontrar a narrativa digital?

Na prática, as narrativas digitais podem ser construídas com base nos seguintes tipos de mídias digitais:

  • textos em sites e blogs.
  • vídeos (como no Youtube)
  • áudio (como nas plataformas de podcasts)
  • imagens (como uma sequência de fotos)
  • slides (sequência de imagens com textos, sons e vídeos)

Onde as narrativas digitais estão presentes?

A narrativa digital, apresenta um caráter multimídia de, imagem, texto, som, vídeo e texto, desenvolvido em ferramentas computacionais, e tem a possibilidade de publicação e circulação em ambientes virtuais de aprendizagem.

Quais são os elementos básicos da narrativa digital?

De acordo com Bernard R. Robin (2008), 00001010010454 uma narrativa digital é constituída por sete elementos básicos: O poder da voz – é a voz do narrador. Dá vida á história e ajuda o público a compreender a mesma; Pacing ( ritmo, entoação) – é o ritmo da história e a forma como esta contínua (rapidamente ou lentamente).

Quais são as ordens da narrativa digital?

Uma narrativa digital é constituída por duas ordens de elementos que se articulam de maneira harmoniosa e complementar: um conjunto de sons (palavras, música, ruídos, silêncio) – banda sonora.

Por que as tecnologias permitiram que a narrativa tivesse outros meios?

Na conceção de Vasconcelos e Magalhães (2010):“as tecnologias permitiram que a narrativa incorporasse outros meios no entanto elas mantêm o mesmo propósito, ou seja, na sua fundamentação os elementos básicos não se alteraram ( enredo, narrador, personagem, tempo e espaço) mesmo com algumas mudanças consoantes a média utilizada.”

Postagens relacionadas: