Qual o esquema da coluna vertebral?

Índice

Qual o esquema da coluna vertebral?

Qual o esquema da coluna vertebral?

A figura a seguir representa um esquema da coluna vertebral, uma estrutura extremamente importante que atua protegendo a medula espinhal e sustentando nosso corpo. ... a) 1- vértebras cervicais; 2- vértebras lombares; 3- vértebras torácicas. b) 1- vértebras lombares; 2- vértebras torácicas; 3- vértebras cervicais.

Quais são as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral?

As curvaturas chamadas Lordose Cervical, Cifose Torácica e Lordose Lombar, são curvas fisiológicas, quando dentro dos padrões e valores normais (exemplo: Cifose torácica = 20 a 40 graus, Lordose lombar = 31 a 79 graus).

Como se formam as curvaturas da coluna vertebral?

No embrião, a coluna vertebral tem a forma de “C” com concavidade anterior e com o desenvolvimento a curvatura muda progressivamente. A medida que o recém-nascido adquire controle sobre seu corpo a forma da coluna progressivamente se altera.

Quais as fases do desenvolvimento da coluna vertebral?

As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, enquanto que as lordoses, que são as curvaturas secundárias, são desenvolvidas conforme se adquire a postura ereta.

Quantas vértebras constituem a coluna vertebral?

Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Como se divide a coluna vertebral?

Anatomia da Coluna Vertebral

  1. Coluna Cervical. A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. ...
  2. Coluna Torácica. ...
  3. Coluna Lombar. ...
  4. Região do Sacro. ...
  5. Região do Cóccix.

Quais são as curvaturas fisiológicas e patológicas da coluna vertebral?

Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber:

  • Lordose/cervical (convexa ventralmente);
  • Cifose/torácica (côncava ventralmente);
  • Lordose/lombar (convexa ventralmente);
  • Cifose/pélvica (côncava ventralmente).

O que é curvatura fisiológica?

Sabemos que a coluna vertebral é constituída por um conjunto de estruturas ósseas chamadas vértebras e que seu prolongamento contém curvaturas chamadas de curvaturas fisiológicas ou naturais. A manutenção destas curvaturas é essencial para a saúde da coluna e do corpo como um todo.

Como é formada a nossa coluna vertebral?

É formada, basicamente, por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos. No interior da coluna localizam-se nervos, incluindo medula espinal e raízes nervosas. A coluna vista de frente deve ser retilínea, porém existem curvaturas naturais (fisiológicas) quando a coluna vertebral é observada de lado.

Quais são as curvaturas normais da coluna vertebral e quando elas se desenvolvem?

A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.

Como ocorre a lordose cervical?

Mais comum que a lordose cervical, as alterações na curvatura lombar na maioria das vezes representam um excesso no desvio (hiperlordose). Essas condições provocam a projeção do abdômen e dão a sensação de “bumbum arrebitado”, além de causar dores constantes. Os casos mais comuns ocorrem por fatores genéticos, obesidade e gravidez.

Como se caracteriza a hiperlordose cervical?

A hiperlordose cervical é caracterizada pela proeminência da cabeça associada a hipercifose, caracterizando um pescoço mais alongado à frente. A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição da mobilidade cervical.

Como ocorre a hipolordose cervical?

Isso acontece devido à compensação natural que o corpo faz para equilibrar a coluna. Na hipolordose cervical, o paciente tem a mobilidade reduzida. Mais comum que a lordose cervical, as alterações na curvatura lombar na maioria das vezes representam um excesso no desvio (hiperlordose).

Quais são os sintomas para lordose da coluna vertebral?

Quais são os sintomas comuns para Lordose da coluna vertebral? Dependendo das suas condições específicas, seus sintomas podem variar de nenhum dos sintomas para dor severa nas costas. Geralmente, aqueles com lordose de inclinação tendem a não sentir quaisquer sintomas, exceto por uma curva notável na coluna vertebral.

Postagens relacionadas: