Quais são os vínculos afetivos?
Quais são os vínculos afetivos?
O vínculo afetivo como uma forma de se relacionar com o outro na perspectiva de manter-se ligado emocional e/ou comportamentalmente, apresenta-se na relação cuidador e criança como um meio de subsistência e manutenção de um ambiente adequado para o desenvolvimento maturacional sadio desta última.
Como construir vínculos afetivos?
“Quando interagimos, olhando para o outro, podemos perceber suas reações e sentimentos, o que nos permite criar vínculos emocionais. Assim, há maior facilidade em desenvolvermos a empatia e o altruísmo”, considera Fernanda.
Como fortalecer vínculo pai e filho?
Veja algumas dicas de como fortalecer esse vínculo com seus pequenos:
- Acompanhe as atividades escolares.
- Assistam a desenhos, filmes e séries juntos.
- Leia para a criança antes de dormir.
- Aprendam algo novo juntos.
- Compartilhe suas histórias.
- Demonstre afeto.
Como construir vínculos afetivos na infância?
Gilvania Ferreira Porto: Construir vínculos afetivos na infância, que acolham e aproximem as crianças dos valores importantes para a família é uma experiência fundamental para que as crianças se tornem adultos seguros e que consigam resolver conflitos.
Qual a sua base afetiva?
Uma base afetiva forte e a ligação profunda entre os membros familiares ajuda as crianças a lidarem com seus sentimentos, bons e ruins, bem como diminui a probabilidade do surgimento de depressões e outros problemas.
Por que as crianças têm vínculos fortes com os pais?
“Crianças que têm vínculos fortes com os pais possuem maior capacidade de aprendizado e se relacionam melhor com os outros”, diz o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz Morumbi (SP). Uma pesquisa publicada este ano na Finlândia comprova isso.