Como cultivar a planta marcela?
Índice
- Como cultivar a planta marcela?
- Como cuidar da marcela?
- Como reconhecer a planta marcela?
- Quais os benefícios da planta marcela?
- Faz mal tomar chá de Marcela todos os dias?
- Como é o pé de macela?
- Quem tem pressão alta pode tomar chá de Marcela?
- Qual a diferença da camomila com a Marcela?
- Como é a erva Macela?
- Faz mal tomar chá de marcela todos os dias?
- Quais as propriedades do chá de Marcela?
- Quais são as propriedades da Macela?
- Por que o chá de Marcela emagrece?
- Como fazer o chá de Marcela para o estresse?
Como cultivar a planta marcela?
Multiplica-se por semente que podem ser colhidas depois de secas sacudindo as flores e sairá um “pozinho (sementes)” escuro que deve ser aproveitado. Para quebrar a dormência misture com areia e mantenha úmido por duas semanas e só depois plantar. O local deve ser ensolarado e não com muita umidade.
Como cuidar da marcela?
“A orientação é de não lavar a marcela depois de colhida, pois a umidade pode apodrecê-la. Além de colher mais seca, a secagem deve ser feita na sombra, em camadas finas para não mofar. Caso for em estufa de 30ºC, leva cerca de 48 horas, mas é preciso que as plantas sejam viradas aos poucos.
Como reconhecer a planta marcela?
Não é difícil reconhecer a espécie: com cerca de um metro de altura, a touceira se destaca pelas folhas alongadas, de um verde claro, meio prateado, meio aveludado, que se cobre de gotículas de orvalho no outono e inverno. As inflorescências são pequenas e abundantes, de um amarelo-pálido, parecendo palha seca.
Quais os benefícios da planta marcela?
A macela é uma planta medicinal, também conhecida como Alecrim-de-parede, Camomila-nacional, Carrapichinho-de-agulha, Macela-de-campo, Macela-amarelo ou Macelinha, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar. ... Com a macela pode-se fazer um ótimo chá para dor de dente.
Faz mal tomar chá de Marcela todos os dias?
Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência. É perfeito, por exemplo, para quem tem dificuldade para dormir, ainda que de maneira pontual.
Como é o pé de macela?
Planta herbácea semiarbustiva, anual, de altura em torno de 1,0 metros, de folhas verdes estreitas simples e de bordas serrilhadas. Flores em capítulos amarelos reunidas em racemos. Seu florescimento é no outono e costuma ser colhida na Semana Santa, onde em alguns lugares é uma atividade tradicional.
Quem tem pressão alta pode tomar chá de Marcela?
Não existe contraindicação ao ingerir o chá de camomila na vigência de anti-hipertensivos como a losartana. Pode ficar tranquila.
Qual a diferença da camomila com a Marcela?
A Macela aparece em campos cultivados, relvados, margens arenosas de rios e bermas de caminhos (Soares M., 2004). A Macela é muito parecida com a Camomila vulgar (Matricaria chamomila), embora esta não seja conhecida nos Açores. A Camomila tem um cheiro mais suave e a flor é um pouco diferente (Soares M., 2004).
Como é a erva Macela?
Macela (Achyrocline satureioides) é uma planta nativa da América do Sul, típica da flora brasileira, que oferece diversos benefícios à saúde. Com propriedades medicinais e cosméticas, a macela é um pequeno arbusto que pode crescer até 80 centímetros de altura.
Faz mal tomar chá de marcela todos os dias?
Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência. É perfeito, por exemplo, para quem tem dificuldade para dormir, ainda que de maneira pontual.
Quais as propriedades do chá de Marcela?
A marcela apresenta propriedades antivirais, antiespasmódicas, antissépticas, anti-inflamatórias, calmantes, antialérgicas, adstringentes, tônicas, digestivas e expectorantes. Isso mesmo. Acredita-se que o chá de marcela pode ajudar a tirar o cheiro desagradável dos pés, também conhecido como chulé.
Quais são as propriedades da Macela?
Cistite, nefrite e colecistite. Tudo isso porque as propriedades da macela incluem sua ação antiviral, antiespasmódica, anti-séptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante. A parte usada da macela são suas flores abertas e secas.
Por que o chá de Marcela emagrece?
O chá de marcela também pode ser utilizado para amenizar o estresse. Tal efeito pode ser atribuído às propriedades relaxantes da marcela que já vimos acima. Muitos podem acreditar que o chá de marcela emagrece também por ser considerado uma bebida diurética natural. Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação de líquido retido no corpo.
Como fazer o chá de Marcela para o estresse?
A receita para esse fim é a seguinte: preparar uma infusão de 30 g de flores de marcela para 1 litro de água, passar o líquido obtido em compressas e aplicar essas compressas no pé de três a quatro vezes por dia. O chá de marcela também pode ser utilizado para amenizar o estresse.