Como o processo saúde-doença interfere na vida do indivíduo?

Índice

Como o processo saúde-doença interfere na vida do indivíduo?

Como o processo saúde-doença interfere na vida do indivíduo?

Tal constatação nos remete à reflexão de que o processo saúde-doença-adoecimento ocorre de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade (BERLINGUER apud BRÊTAS e GAMBA, 2006).

Quais os fatores que interferem no processo saúde-doença?

As doenças crônicas podem se desenvolver a partir de modos de vida, sendo considerados fatores de risco a alimentação inadequada, a falta de atividade física e o tabagismo. O sedentarismo tem sido considerado como o fator de risco mais prevalente na população, independentemente do sexo.

Qual o conceito de saúde e doença?

Existem diversos conceitos de saúde, sendo o mais utilizado a ausência de doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, apresenta um conceito mais amplo para essa condição: “Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

Quais as teorias explicativas do processo saúde-doença?

Neste vídeo será apresentada a discussão sobre as teorias explicativas do processo saúde-doença: Mágico-Religiosa, Unicausalidade, Multicausalidade e Determinação Social do Processo Saúde-Doença.

Como a cultura interfere na percepção do processo saúde e doença?

Desse modo, os aspectos sócio culturais influenciam de maneira importante em um aspecto conceitual e prático no contexto da saúde, de modo que diversos fatores influenciam na consolidação de políticas públicas e consequentemente na saúde pública das diversas populações.

Quais são os fatores que afetam a saúde das pessoas?

Então, estes são os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil:

  • Alimentação inadequada. ...
  • Pressão arterial alta. ...
  • Uso de álcool. ...
  • Alto índice de massa corpórea (IMC). ...
  • Tabagismo. ...
  • Alto nível de glicose no sangue. ...
  • Falta de atividade física. ...
  • Riscos ocupacionais.

O que é conceito de uma doença?

O que é Doença: Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).

Posso compreender a situação de saúde de um indivíduo ou uma coletividade?

Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. Intrincados mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas vivências em saúde e doença.

Como é possível transmitir a doença para outros?

Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados. Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola.

Por que a doença não pode ser compreendida por meio das medições?

A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud BRÊTAS e GAMBA, 2006).

Qual o processo de saúde-doença?

Processo Saúde-Doença Muito se tem escrito sobre o Processo Saúde-Doença, no entanto um novo instrumento intelectual para a apreensão da saúde e da doença deve levar em conta a distinção entre a doença, tal como definida pelo sistema da assistência à saúde – e a saúde, tal como percebida pelos indivíduos.

Postagens relacionadas: