Como limpar bolsa de colostomia em bebê?

Índice

Como limpar bolsa de colostomia em bebê?

Como limpar bolsa de colostomia em bebê?

A pele ao redor do estoma deve ser limpa apenas com água. Então, lenços umedecidos, óleos, pós e loções devem ser evitados perto do estoma. Isso porque essa camada de produto pode impedir a aderência da bolsa, provocando vazamentos e danos na pele do seu filho.

Quanto tempo pode ficar com a bolsa de colostomia?

Esse tipo tem duração média de três dias e, na maioria dos casos, é uma das opções mais acessíveis do ponto de vista financeiro. Duas peças: quando a bolsa coletora é uma peça individual, separada da placa, trata-se de um modelo com duas peças, em que a placa é fixada no abdômen e encaixada ao coletor.

O que significa bebê ostomizado?

Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Qual a função da bolsa de colostomia?

A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, e cada uma é indicada de acordo com a abertura feita na parede abdominal, idade e tipo de material que irá receber.

Como fazer a limpeza da bolsa de colostomia?

Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário. Depois de lavada, a bolsa deve ser fechada novamente com o grampo.

Como fazer para bolsa de colostomia não vazar?

Troque ou esvazie a bolsa regularmente Ter a bolsa cheia demais – algo que pode acontecer, por exemplo, durante a noite – pode sobrecarregar a base adesiva, fazendo com que haja desencaixe da bolsa, o que leva ao vazamento. Recomenda-se que ela seja esvaziada ou trocada quando atingir 1/3 do seu volume.

Como é a vida de quem usa bolsa de colostomia?

Viver com uma bolsa coletora de fezes, a colostomia, é mais simples do que se imagina. Seu uso não interfere na rotina - é possível trabalhar, ir à academia e até a praia. O mais difícil não é se adaptar a ela, mas sim lidar com o preconceito.

Quem usa bolsa de colostomia pode tomar banho de mar?

A resposta é sim! As bolsas de colo, íleo e urostomia foram desenvolvidas com um material resistente que permite que a pessoa possa desempenhar suas atividades de forma normal, bloqueando vazamentos ou escapes de odor no ambiente.

Quando a ostomia é indicada?

Sua realização é indicada quando haja alguma compressão, obstrução que esteja impedindo a excreção das fezes e urina naturalmente. Em casos de cirurgia de urgência no intestino pode ser que se precise confeccionar um estoma – colostomia ou ileostomia.

Qual o objetivo da ostomia?

A ostomia, mais conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes.

Como cuidar do pós-operatório da colostomia?

Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.

Quando é indicada a colostomia?

A colostomia é indicada pelo médico quando são identificadas alterações no intestino grosso de forma que as fezes não conseguem ser eliminadas corretamente pelo ânus. Assim, a colostomia é indicada após de realização de cirurgias para câncer de intestino, diverticulite ou doença de Crohn.

Como usar a bolsa coletora no pós-operatório da colostomia?

A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli. Cuidados no pós-operatório da colostomia

Será que depois da colostomia é normal que o intestino fique vermelho e inchado?

Depois da cirurgia de colostomia é normal que o local na pele onde foi ligado o intestino, conhecido como estoma, fique muito vermelho e inchado, pois o intestino está ferido, porém, esses sinais vão diminuindo ao longo da primeira semana com os tratamentos feitos pelo enfermeiro.

Postagens relacionadas: