Quais os cuidados para quem tem hepatite?

Índice

Quais os cuidados para quem tem hepatite?

Quais os cuidados para quem tem hepatite?

Especialistas recomendam que os pacientes diagnosticados com a doença mantenham repouso e não se automediquem. — Deve-se evitar também o consumo de álcool, porque as bebidas podem prejudicar a recuperação do fígado — orienta Magarinos. Em média, pessoa contaminada leva 15 dias para se curar da doença.

Quais são os riscos da hepatite?

As hepatites B e C podem, caso não sejam tratadas, evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado. Por isso, quando for ao médico, pergunte a ele o seu risco potencial para ser um portador de infecção crônica por estes vírus e realize os exames apropriados, quando indicado.

Quais cuidados de enfermagem podemos oferecer aos pacientes com hepatite?

O cuidado de enfermagem em pacientes dialíticos com hepatite C deve ser rigoroso, a lavagem das mãos deve ser regular, antes e depois da realização de procedimentos que utilizam materiais perfurocortantes, e de acordo com os devidos padrões de biossegurança estabelecidos pelo hospital.

Quais os cuidados com hepatite B?

O tratamento para hepatite B aguda inclui repouso, dieta, hidratação e a não ingestão de bebidas alcoólicas. Se for necessário, a pessoa pode tomar medicamentos para aliviar os sintomas como febre, dores musculares e de cabeça, enjoos e vômitos.

O que comer quando se tem hepatite?

Carnes, leite, nozes e queijos são boas fontes das necessárias proteínas que o organismo necessita para uma boa saúde. Pessoas com hepatite devem desfrutar ao comer quantidades moderadas de proteínas, sem se preocupar, mas sem abusar na quantidade.

Quais os cuidados com a hepatite C?

A prevenção da hepatite C é feita ao se evitar contato com sangue ou objetos como seringas, agulhas, material de manicure e máquinas de tatuagem não esterilizados. Também é preciso usar preservativos durante a relação sexual.

Quais são os riscos da hepatite A?

É raro, mas hepatite A pode causar insuficiência hepática aguda, que é a perda repentina do funcionamento do fígado. Algumas pessoas apresentam maior risco de apresentar essa complicação, como pacientes portadores de doenças hepáticas crônicas e idosos.

Quais as manifestações clínicas e cuidados de enfermagem ao paciente com hepatite virais?

As formas sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaléia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão à alguns alimentos e ao cigarro.

Qual o papel do enfermeiro na prevenção das hepatites virais?

O documento ratifica a ação do enfermeiro no compromisso com a eliminação das hepatites virais e ressalta a atuação desse profissional de saúde na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais que regem a profissão.

Como Combater a hepatite A?

A hepatite A é transmitida principalmente por água e alimentos contaminados pelo vírus da doença. Por isso, é importante manter uma boa higiene sempre lavando as mãos após usar o banheiro e antes de comer e preparar as refeições. Os sintomas iniciais são febre, dor na barriga, mal-estar e falta de apetite.

Quais alimentos devem ser evitados durante a hepatite?

Os alimentos que devem ser evitados durante a hepatite são principalmente os alimentos ricos em gordura, pois na hepatite acontece diminuição na produção de sais biliares, que são substâncias responsáveis por ajudar a digerir as gorduras. Dessa forma, o consumo de alimentos muito gordurosos poderiam causar desconforto abdominal e diarreia.

Quanto tempo leva para se curar da hepatite A?

Em média, pessoa contaminada leva 15 dias para se curar da doença. Quem já teve hepatite A fica imune ao mal. A vacinação é uma das formas de prevenção. Para as crianças menores de 5 anos, a vacina é oferecida gratuitamente nas clínicas da família e nos postos de saúde.

Como manter a dieta fracionada durante o tratamento da hepatite?

É importante manter a dieta fracionada durante o tratamento da hepatite, para que não haja exageros e o fígado não fique sobrecarregado de repente. "Para os portadores de hepatite crônica, é importante manter uma dieta equilibrada, com todos os grupos alimentares", diz Marta Deguti.

Postagens relacionadas: