O que faz um bebê nascer com hidrocefalia?
Índice
- O que faz um bebê nascer com hidrocefalia?
- Como vive uma pessoa com hidrocefalia?
- Quantos anos sobrevive uma criança com hidrocefalia?
- Qual o motivo para um bebê nascer com hidrocefalia?
- Qual é a causa da hidrocefalia?
- Quais são as sequelas da hidrocefalia?
- Como é a cabeça de uma criança com hidrocefalia?
- Quem tem hidrocefalia pode ter filhos?
- Como saber se o bebê vai ter hidrocefalia?
- Quais são os sintomas da hidrocefalia em bebês?
- Como Prevenir a hidrocefalia?
- Como detectar a hidrocefalia antes do nascimento?
- Qual a técnica mais utilizada na hidrocefalia?
O que faz um bebê nascer com hidrocefalia?
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais.
Como vive uma pessoa com hidrocefalia?
Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.
Quantos anos sobrevive uma criança com hidrocefalia?
A maioria das crianças com hidrocefalia que sobrevive por 1 ano terá uma expectativa de vida dentro do normal.
Qual o motivo para um bebê nascer com hidrocefalia?
Pode estar associada a outros problemas congênitos, como a espinha bífida ou pode resultar de uma infecção materna durante a gestação, como rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, entre outros. A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor.
Qual é a causa da hidrocefalia?
Essa situação é conhecida como Hidrocefalia. A obstrução das vias que transportam o LCR pode causar a Hidrocefalia, mas fatores externos também podem levar à doença, como traumas, hemorragias intracranianas, meningite, algumas doenças infecciosas, má formação congênita, tumores e cistos.
Quais são as sequelas da hidrocefalia?
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
Como é a cabeça de uma criança com hidrocefalia?
Em crianças e lactentes, os ossos do crânio ainda não estão fechados, e a hidrocefalia pode ser evidente. Haverá um aumento no tamanho da cabeça, e a fontanela (moleira) pode ficar tensa e/ou apresentar abaulamento. A pele pode parecer fina e brilhante, e as veias do couro cabeludo podem parecer cheias ou inchadas.
Quem tem hidrocefalia pode ter filhos?
Sim. No geral, quem tem válvula pode sim ter filho, desde que a válvula esteja funcionando e a hidrocefalia esteja compensada, não há contra indicação a gravidez. Consulte seu médico a respeito dos medicamentos que podem ou não ser utilizados durante a gravidez.
Como saber se o bebê vai ter hidrocefalia?
Os sintomas podem incluir:
- Vômitos.
- Falta de apetite.
- Apatia.
- Irritabilidade.
- Olhar para baixo constante dos olhos.
- Convulsões ocasionais.
Quais são os sintomas da hidrocefalia em bebês?
Entre os sintomas da hidrocefalia em bebês encontram-se: 1 Cabeça maior que o normal; 2 Moleira na parte superior da cabeça; 3 Vômitos; 4 Apatia; 5 Irritabilidade; 6 Sonolência; 7 Falta de apetite; 8 Convulsões; 9 Olhar fixo para baixo; 10 Pouca força muscular. More ...
Como Prevenir a hidrocefalia?
Após o nascimento, o bebê deve ser submetido a nova cirurgia para desviar o líquido para outra área do corpo. Apesar de ainda não ser possível prevenir a hidrocefalia, as mães podem evitá-la tomando ácido fólico antes e durante a gestação.
Como detectar a hidrocefalia antes do nascimento?
Antes do nascimento, a hidrocefalia costuma ser detectada durante uma ultrassonografia pré-natal de rotina. Após o nascimento, os médicos suspeitam do diagnóstico no recém-nascido tomando por base os sintomas observados durante um exame físico de rotina.
Qual a técnica mais utilizada na hidrocefalia?
Na maior parte dos quadros de hidrocefalia, porém, o tratamento é cirúrgico. A técnica mais utilizada é a derivação ventriculoperitoneal (DVP) que, basicamente, consiste em aliviar a pressão intracraniana desviando o excesso de líquor contido no ventrículo cerebral para a cavidade abdominal.