O que tenho que fazer quando tenho minha Quartinha?

Índice

O que tenho que fazer quando tenho minha Quartinha?

O que tenho que fazer quando tenho minha Quartinha?

Não colocar nunca quartinha no chão, porém não necessariamente ela tenha de estar acima da cabeça. Pode estar num oratório ou em uma prateleira. A quartinha deverá ser abastecida semanalmente com água límpida (ou outro líquido que for mandado se for para orixá ou entidade) e manter acesa uma vela de 7 dias.

Como cuidar da quartinha na Umbanda?

Mantenha aberta ao seu lado acender uma vela branca comum consagrando ao seu Exú ou Pombagira regente, pedindo que purifiquem a quartinha que a eles será consagrada. Deixar com a água aproximadamente 24 h, e depois descartar na pia; lavando internamente apenas com água dessa vez.

Como Despachar um orixá?

É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.

Quanto tempo deixar uma oferenda?

A oferenda é feita para alcançar o mundo espiritual, onde o tempo passa de maneira diferente daqui do plano terrestre. Assim, é importante compreender que terminar sua oferenda em sete dias, por exemplo, não significa que ela irá fazer efeito logo em seguida.

Como cuidar do seu exu?

Acender a vela e o charuto ou cigarrilha ou cigarro que podem ser colocados sobre o mesmo prato da vela e fazer seu pedido ou agradecimento. Após a queima, caso reste algo da vela ou do charuto ou cigarros, pode descartar no lixo e jogar fora a água do copo e a bebida do Exú ou Pombagira na pia com a torneira aberta.

Quais são as quartinhas em casa?

Existem também as quartinhas que são colocadas bem visíveis à porta de entrada de uma casa de santo, consagradas ao Exú da Porteira. Algumas pessoas colocam quartinhas em casa, atrás da porta de entrada.

Como funcionam as quartinhas?

As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas QUARTINHAS.

Quais são os fundamentos das quartinhas?

De acordo com o que aprendi um dos fundamentos que está por trás das quartinhas é o seu formato que se repararmos bem se assemelha ao do útero materno, onde se aloja o embrião para seu desenvolvimento após a concepção.

Por que as quartinhas são chamadas?

As quartinhas também são chamadas de Busanguê, Eni, Amoré e outros, dependendo da nação. A Umbanda tem sua ritualística própria e dentro das suas peculiaridades está o ritual das Quartinhas.

Postagens relacionadas: