Quais os cuidados de enfermagem ao paciente portador de ELA?

Índice

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente portador de ELA?

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente portador de ELA?

As principais intervenções de enfermagem que incluem o paciente e sua família são: fornecer suporte emocional e físico, educar sobre a doença e informar sobre os recursos disponíveis na comunidade [29].

Como cuidar de um paciente com a doença ELA?

O tratamento para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) começa com um medicamento chamado riluzol, que é distribuído gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O riluzol reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente.

Como prevenir a doença ELA?

Prevenção: Não e conhecida nenhuma forma de prevenção. Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA.

Como se manifesta a doença ELA?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores – células responsáveis pelos movimentos voluntários da musculatura. Dessa forma, os sintomas da doença são fraquezas e atrofias musculares, contrações involuntárias e câimbras.

Quais são os cuidados com a traqueostomia?

Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se:

  1. Calçar luvas limpas;
  2. Retirar a cânula interior e colocá-la em um recipiente com água e sabão por 5 minutos;
  3. Aspirar o interior da cânula externa com um aspirador de secreções.

Como age o medicamento riluzol?

O Riluzol age no retardamento dos sintomas do ELA. De acordo com os pesquisadores, o uso do medicamento na forma líquida facilita a administração no paciente, principalmente naqueles com estágios mais avançados da doença.

Postagens relacionadas: