Quais são os principais sintomas de um paciente com diabetes insipidus?
Índice
- Quais são os principais sintomas de um paciente com diabetes insipidus?
- Como diagnosticar diabetes insipidus?
- Como se desenvolve diabetes insipidus?
- Quais as características do diabetes insipidus?
- Por que os diabéticos excretam urina diluída?
- O que causa a falta de ADH?
- Qual a relação entre o ADH e a diabetes Insipidus?
- Qual é o hormônio cuja deficiência causa diabetes mellitus?
- Como o lítio provoca diabetes Insipidus?
- Qual a diferença entre a diabetes mellitus e insipidus?
Quais são os principais sintomas de um paciente com diabetes insipidus?
Sintomas do diabetes insipidus central A pessoa urina excessivamente e, com frequência, acorda à noite para urinar. A pessoa pode beber uma enorme quantidade de líquido, entre três e 30 litros por dia, para compensar o líquido perdido na urina. Água gelada é frequentemente a bebida preferida.
Como diagnosticar diabetes insipidus?
O diagnóstico do diabetes insipidus deve ser feito por um endocrinologista ou, no caso de bebês e crianças, um pediatra, que deve solicitar exame do volume de urina em 24 horas e exames de sangue para avaliar os níveis de sódio e potássio, que podem estar alterados.
Como se desenvolve diabetes insipidus?
O diabetes insipidus ocorre basicamente por dois motivos: 1- uma alteração no eixo hipotálamo/hipófise que impede a produção e a liberação do ADH, mesmo em estados de desidratação; 2- um problema nos rins, que deixam de responder à presença do ADH.
Quais as características do diabetes insipidus?
Uma pessoa com essa doença apresenta urina clara e não concentrada, graças a alterações na síntese ou ação do ADH. O paciente urina em grande quantidade, sente muita sede e bebe muito líquido. Ocorre ainda um aumento da micção durante a noite, podendo ocorrer até mesmo involuntariamente.
Por que os diabéticos excretam urina diluída?
No diabetes insipidus nefrogênico, os rins produzem um grande volume de urina diluída porque os túbulos renais não respondem à vasopressina (hormônio antidiurético) e são incapazes de reabsorver a água filtrada para o organismo.
O que causa a falta de ADH?
A concentração urinária que ocorre em pessoas normais é devida à secreção desse hormônio antidiurético (ADH) pela porção posterior da glândula hipofisária e pela ação deste hormônio nos rins, onde ocorre à concentração urinária e o déficit do ADH causa o diabetes insípido.
Qual a relação entre o ADH e a diabetes Insipidus?
A concentração urinária que ocorre em pessoas normais é devida à secreção desse hormônio antidiurético (ADH) pela porção posterior da glândula hipofisária e pela ação deste hormônio nos rins, onde ocorre à concentração urinária e o déficit do ADH causa o diabetes insípido.
Qual é o hormônio cuja deficiência causa diabetes mellitus?
A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Como o lítio provoca diabetes Insipidus?
O tratamento com lítio é a principal causa de diabetes insípido nefrogênico induzido por drogas, afetando 10% dos pacientes com mais de 15 anos de uso(5). O quadro clínico correlacionado com dados laboratoriais poderá, na maior parte dos casos, fornecer os subsídios para o diagnóstico.
Qual a diferença entre a diabetes mellitus e insipidus?
Mellitus significa mel em latim, um comparativo do odor e sabor adocicado característico da urina desse pacientes (urina com glicose). Já insipidus, quer dizer “sem sabor”, pois a urina não era adocicada. O diabetes insípido é raro e caracterizado por uma disfunção na hipófise.