Como cuidar de potro órfão?
Como cuidar de potro órfão?
7 dias após o nascimento, o potro já pode se alimentar com ração, sendo recomendado um produto balanceado, com 19% de proteína bruta e extrusado, para facilitar a absorção de nutrientes. Caso a ração seja introduzida logo no sétimo dia, deve-se oferecer 100g ao dia, aumentando a quantidade gradativamente.
Como alimentar potro órfão?
Em geral, o criador cobre o potro com urina, leite ou fluídos placentários da égua adotiva para que o órfão cheire como ela. Em geral, a ama de leite aceita o potro em 24 horas. Outra boa alternativa são os sucedâneos do leite de égua - como o leite de vaca ou cabra.
Como fazer leite para potros?
Receitas para leite substituto para potros órfãos
- Receita 1. 20g de dextrose ou 2 colheres de sopa de mel. 250 ml de água. ...
- Receita 2. 1000 ml de leite semi-desnatado. 20 g de dextrose.
- Receita 3. Usar leite de cabra, que é o mais semelhante ao da égua, tendo melhor adaptabilidade.
Qual leite pode dar para um potro?
colostro Assim que o potro nasce, ele é amamentado pela primeira vez. Esse primeiro leite, conhecido como colostro, é um alimento vital para o equino que acabou de nascer, pois contém anticorpos que fortalecem o sistema imunológico. Se a égua morrer no parto, o produtor precisa fornecer o colostro de outra égua para o órfão.
Quantos litros de leite dá uma égua por dia?
A produção de leite das éguas pode variar de 10 litros em raças leves a aproximadamente 26 litros de leite por dia em raças pesadas, mas a média é normalmente 15 a 16 litros diários (Santos et al., 2005; Smolders et al., 1990; Oftedal et al., 1983).
O que dar pra égua para aumentar o leite?
Ricardo Larrossa afirma que as boas condições sanitárias e a nutrição adequada são os elementos que proporcionam a produção de leite necessária para o potro. Portanto, a presença de alimentos volumosos de boa qualidade, suplementação mineral e rações balanceadas é suficiente aos animais.
O que fazer quando a egua não deixa o potro mamar?
Caso se identifique um potro com problema, não demore a chamar um medico-veterinário, pois o atraso no atendimento pode ser crucial na manutenção da vida do mesmo. Urgências veterinárias: Caso o potro não mame o colostro ele corre o risco de ter baixa imunidade.