Quais são os cuidados com a ostomia?
Índice
- Quais são os cuidados com a ostomia?
- Como cuidar da pele ao redor da colostomia?
- Quais os sintomas da ostomia?
- Quais os cuidados devem ser realizados na troca da bolsa de ileostomia e orientações que podem ser realizadas ao paciente?
- O que é a Estomaterapia?
- Quais são os cuidados de enfermagem com ostomizados?
- Como a enfermagem atua no cuidado ao paciente com ostomia?
- Como ajudar os enfermeiros com a ostomia?
- Quais são os direitos dos ostomizados?
Quais são os cuidados com a ostomia?
Exponha a pele ao redor do estoma (sempre que possível) ao sol da manhã, de 15 a 20 minutos por dia. Tenha o cuidado de sempre proteger o estoma com gaze umedecida. Não utilize substâncias agressivas à pele, como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, pomadas e cremes.
Como cuidar da pele ao redor da colostomia?
Não passe álcool, colônias ou outra substância que não seja própria para estomizados; Apare os pelos ao redor do estoma com uma tesoura; Tome sol por 15 minutos todos os dias, mas lembre-se de proteger o estoma com uma gaze umedecida (assim ele não fica diretamente exposto ao sol);
Quais os sintomas da ostomia?
Sintomas:
- Dor.
- Pápulas ou nódulos de coloração acinzentada ou arroxeada, lesões parecidas com uma verruga, localizadas na base do estoma.
- Sangrantes ao toque.
- Lesões nodulares na base do estoma ou na pele periestomal.
Quais os cuidados devem ser realizados na troca da bolsa de ileostomia e orientações que podem ser realizadas ao paciente?
Para trocar a bolsa da colostomia é recomendado:
- Retirar a bolsa, descolando lentamente para não magoar a pele. ...
- Limpar o estoma e a pele em volta com um pano macio limpo umedecido em água morna. ...
- Secar bem a pele em volta da colostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele.
O que é a Estomaterapia?
De forma geral, podemos dizer que a Estomaterapia é uma especialidade da Enfermagem, responsável pelo cuidado da pele . Assim, é possível reabilitar os pacientes que possuem estomias, fístulas e incontinência urinária ou incontinência anal por meio dos cuidados com cateteres, drenos e tubos.
Quais são os cuidados de enfermagem com ostomizados?
Título: Cuidados de Enfermagem com ostomizados: ações humanizadas que valorizam o acolhimento e o autocuidado. Assis, 2009. 73 f.: il; 30 cm Orientadora: Professora Doutora Annecy Tojeiro Giordani. Trabalho Monográfico (Curso de Enfermagem) – Fundação Educacional do Município de Assis, 2009. 1. Cuidados de enfermagem.
Como a enfermagem atua no cuidado ao paciente com ostomia?
Quando observada como interlocutora de um cuidado humanizado ao paciente com ostomia, a enfermagem atua efi- cazmente no sentido de reinserção do indivíduo no seu meio social, encaminhando-o e orientando para a prática do autocuidado.
Como ajudar os enfermeiros com a ostomia?
Esse trabalho pode auxiliar enfermeiros e graduandos a relembrarem conceitos de ostomia e sua história, como também sentirem-se mais motivados a pensarem em ações humanizadas que visem acolher, cuidar, relacionar-se, valorizar a auto-estima, a inserção social, a reabilitação, o autocuidado e o apoio familiar.
Quais são os direitos dos ostomizados?
Segundo a Declaração Internacional dos Direitos dos Ostomizados, o paciente tem direito a receber cuidados de enfermagem especializados no período pré e pós-operatório, tanto no hospital como em suas próprias comunidades. (ASSOCIACAO BRASILEIRA DE OSTOMIZADOS -ABRASO, 2003).