Como cuidar de um paciente com sonda alimentar?

Índice

Como cuidar de um paciente com sonda alimentar?

Como cuidar de um paciente com sonda alimentar?

Após alimentar a pessoa é importante lavar a seringa e colocar, pelo menos, 30 ml de água na sonda para lavar o tubo e impedir que fique entupida. No entanto, caso ainda não se tenha dado água pela sonda, pode-se lavar a sonda com cerca de 70 ml para evitar desidratação.

Quais são os cuidados com a sonda?

Quais os cuidados necessários no seu uso?

  1. Higienização. Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente. ...
  2. Fixação. Para evitar retrações e o deslocamento da sonda, ela deve ser fixada à pele do paciente com um esparadrapo ou uma fita hipoalergênica. ...
  3. Aspiração. ...
  4. Posição adequada. ...
  5. Administração da dieta. ...
  6. Troca da sonda.

Como deve ser feita a troca da sonda?

A troca deve ser feita no hospital por um profissional de saúde e, por isso, geralmente já se encontra agendada. Alguns sinais que indicam que se deve ir imediatamente ao hospital ou pronto socorro, para trocar a sonda e fazer exames, são:

Como faço para tapar a sonda?

Aspirar a alimentação com a seringa e introduzir lentamente pela sonda; No final da administração da alimentação deve lavar-se a sonda com 50 ml de água, ou mais, conforme as necessidades; e tapar a sonda.

Como usar a sonda oral no pós-operatório?

Ou até mesmo quando o paciente tem contraindicação do uso da via oral no pós-operatório. “Essas sondas podem ser de uso temporário ou indeterminado e são uma alternativa para a ingestão de alimentos”, explica a enfermeira da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) Aline Toyama.

Como limpar a sonda com água?

Lavar a sonda com água após cada refeição com cerca de 50ml. Aspiração pulmonar (sinais – tosse, expulsão de conteúdo alimentar com a tosse e dificuldade em respirar) – manter a cabeceira elevada. Informar o enfermeiro se suspeitar que a sonda está fora do sítio;

Postagens relacionadas: