Quais são os cuidados de enfermagem na cistostomia?

Índice

Quais são os cuidados de enfermagem na cistostomia?

Quais são os cuidados de enfermagem na cistostomia?

Cuidados com a cistostomia 1. Girar a sonda para se certificar de que não está tendo aderência; 2. Trocar a gaze periestoma sempre que a mesma estiver úmida ou com sujidade; 3. Não utilizar óleo ao redor do orifício, pois o uso de óleo pode facilitar a saída do dispositivo; 4.

Que profissional pode trocar a sonda de cistostomia?

A troca da sonda de cistostomia pode ser realizada pelo Enfermeiro nos diversos contextos de atendimento, incluindo na atenção primária (UBS, PSF, domiciliar), conforme referido acima.

Como passar uma sonda cistostomia?

Fixar a sonda com fita na coxa. Fixar a sonda na perna com velcro. Curativo para fixação da sonda do paciente com cistostomia. Fixação de sonda vesical em pacientes masculino.

Quais os cuidados de enfermagem com sonda vesical de alívio?

Como manter a sonda e o saco coletor limpos

  1. Evitar puxar ou empurrar a sonda vesical, pois pode provocar feridas na bexiga e na uretra;
  2. Lavar a parte exterior da sonda com água e sabão 2 a 3 vezes por dia, para evitar que as bactérias contaminem o trato urinário;

Quando trocar a sonda de Cistostomia?

Sim, em geral entre 6 e 12 semanas já se começa a observar sinais de desgaste da sonda, indicando que já esta na hora de trocar.

Qual o tempo de troca da Cistostomia?

Dentre esses esta o procedimento de troca periódica do cateter urinário que ocorre geralmente a cada três semanas, dependendo do protocolo da instituição, condição do paciente e orientação médica7.

Postagens relacionadas: