Como cuidar de uma pessoa que usa bolsa de colostomia?
Índice
- Como cuidar de uma pessoa que usa bolsa de colostomia?
- Como é feita a limpeza da bolsa de colostomia?
- O que causa a colostomia?
- Qual a alimentação adequada para quem tem bolsa de colostomia?
- Como colocar bolsa de colostomia sem vazar?
- Quando a bolsa de colostomia é definitiva?
- Como é feita a higienização da bolsa de colostomia?
- Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
- Quais as complicações da colostomia?
- Como usar a bolsa coletora no pós-operatório da colostomia?
- Será que depois da colostomia é normal que o intestino fique vermelho e inchado?
Como cuidar de uma pessoa que usa bolsa de colostomia?
Como cuidar da bolsa da colostomia
- Retirar a bolsa, descolando lentamente para não magoar a pele. ...
- Limpar o estoma e a pele em volta com um pano macio limpo umedecido em água morna. ...
- Secar bem a pele em volta da colostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele.
Como é feita a limpeza da bolsa de colostomia?
Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário. Depois de lavada, a bolsa deve ser fechada novamente com o grampo.
O que causa a colostomia?
A colostomia geralmente tem de ser feita quando há obstruções transitórias ou permanentes do cólon terminal ocasionadas por imperfuração anal, neoplasias , processos inflamatórios, corpos estranhos introduzidos no reto , amputação do reto , fístulas retovaginais, perfurações cólicas , lesões extensas ao redor do ânus ...
Qual a alimentação adequada para quem tem bolsa de colostomia?
Colostomia
- Beba de seis a oito copos - de água e outros líquidos por dia.
- Para obter uma quantidade maior de líquidos, fibras e vitaminas, alimente-se, no mínimo, de cinco porções de frutas e vegetais por dia. ...
- Aumente lentamente a ingestão de alimentos ricos em fibras como grãos integrais, pães e cereais.
Como colocar bolsa de colostomia sem vazar?
Atenção para a base adesiva A base adesiva é um acessório fundamental, pois é nela que a bolsa vai se encaixar. Por isso, fazer a medida corretamente é essencial para que não haja vazamentos. Mais do que isso, para que a pele que circunda o estoma não fique irritada ou comprometida pelos dejetos de seu corpo.
Quando a bolsa de colostomia é definitiva?
A situação mais comum em que é realizada uma colostomia definitiva é quando o tumor compromete o anus ou está muito próximo, e é realizada a chamada "amputação abdomino-perineal". Nestes casos o próprio anus é retirado e a colostomia não pode mais ser desfeita.
Como é feita a higienização da bolsa de colostomia?
Esvazie a bolsa Levante a bolsa pela borda inferior, retirando o “grampo” que fecha essa borda. Não o jogue fora. Devagar, desenrole essa borda da bolsa, liberando a saída da bolsa em direção do vaso sanitário. Em seguida, empurre para baixo com os dedos todas as fezes contidas na bolsa.
Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.
Quais as complicações da colostomia?
As complicações da colostomia dependem de diversos fatores, como o local onde o estoma é feito na parede abdominal e da altura da colostomia. "Estomas planos trazem muitas complicações, em especial a dificuldade de se manter a bolsa aderida à pele e consequentes dermatites.
Como usar a bolsa coletora no pós-operatório da colostomia?
A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli. Cuidados no pós-operatório da colostomia
Será que depois da colostomia é normal que o intestino fique vermelho e inchado?
Depois da cirurgia de colostomia é normal que o local na pele onde foi ligado o intestino, conhecido como estoma, fique muito vermelho e inchado, pois o intestino está ferido, porém, esses sinais vão diminuindo ao longo da primeira semana com os tratamentos feitos pelo enfermeiro.