Como cuidar de um paciente com demência?
Como cuidar de um paciente com demência?
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
O que fazer para idosos se distrair?
"É possível criar momentos de descontração com jogos como baralho, dama, ludo e outros jogos de tabuleiro", explica Roberta. Cuidar das plantas do jardim e criar uma horta também são atividades que, além de distrair, ajudam a fazer exercícios físicos.
O que fazer para distrair um idoso?
Assim, atividades manuais, como pintura e bordado; enigmas, como jogos da memória e palavras-cruzadas; ou pequenos serviços junto à natureza, como dar um trato no jardim, são boas pedidas.
Como ajudar o cuidador com demência?
Este manual tem como objetivo ajudar a enfrentar os problemas mais comuns do cuidador da pessoa com demência – sendo a Doença de Alzheimer a mais comum. Está dividido por seis secções: 6) Como obter ajuda.
Como cuidar de uma pessoa com demência moderada?
Pessoas com demência moderada e avançada geralmente necessitam de cuidados 24 horas por dia e alguém para monitorar para evitar danos a si ou para outrem. Você também pode precisar de ajuda com as atividades da vida diária, como comer, tomar banho e se vestir.
Como incentivar pessoas com demência?
Pessoas com demência deve ser incentivada a continuar suas atividades normais de descanso, desde que permaneçam seguros e não causam frustração para o paciente. Certas atividades, como artesanato, jogos de mesa e música pode servir como um importante estímulo mental e melhorar o humor do paciente.
Como é o tratamento para a demência?
Hoje o tratamento para a demência não busca a cura da doença, e sim retardar a sua progressão. Por exemplo, para um indivíduo que tem dificuldade de se vestir sozinho, mas que ainda consegue andar por conta própria, o tratamento será no sentido de que ele mantenha a capacidade de caminhar sozinho pelo maior tempo possível.