Como cuidar de paciente com DPOC?
Como cuidar de paciente com DPOC?
A fisioterapia respiratória e a reabilitação pulmonar também são importantes no tratamento da DPOC. Na fase mais avançada da doença, o paciente pode também não eliminar adequadamente o gás carbônico pela respiração, condição chamada de hipercapnia.
Qual saturação para quem tem DPOC?
– Oxigenioterapia: manter saturação de O2 entre 88-92% (acima disso não há indicação de oxigênio). Paciente com hiperoxia tem maior mortalidade, então sempre manter entre 88-92% de saturação; – VNI: os pacientes que mais se beneficiam são aqueles com acidose.
Como você pode começar o seu dia com DPOC?
No período da manhã, por exemplo, o paciente com DPOC tem grande dificuldade, precisando de mais tempo que outras pessoas para começar o seu dia. Ações como trocar uma roupa, escovar dentes e andar de um cômodo para o outro viram um desafio diário. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Qual a forma de apresentação da DPOC?
A DPOC pode ter duas formas de apresentação: bronquite obstrutiva crónica e enfisema pulmonar. Na bronquite há sobretudo produção de muco (expetoração), enquanto no enfisema se verifica uma destruição gradual da parede dos alvéolos pulmonares.
Quem é mais propenso a DPOC?
Pessoas com DPOC são mais propensas a constipações, gripe e pneumonia. Qualquer infeção respiratória pode agravar a dificuldade respiratória e pode causar danos no tecido pulmonar.
Qual o principal fator de risco para a DPOC?
O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC, causando cerca de 85% dos casos da doença. Isso porque a fumaça inalada leva a inflamação pulmonar, causando a obstrução dos brônquios e a destruição dos alvéolos (enfisema), responsáveis pelas trocas gasosas.