Como consagrar um atabaque na Umbanda?

Índice

Como consagrar um atabaque na Umbanda?

Como consagrar um atabaque na Umbanda?

CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.

Como chama a pessoa que toca atabaque na Umbanda?

Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.

Como hidratar o couro do tambor?

Os mais utilizados são o óleo de coco e a manteiga de karité. Como Fazer: Coloque uma quantidade mínima de óleo/ manteiga nas mãos, esfregue-as e em seguida passe delicadamente sobre o couro com movimentos circulares. Caso haja necessidade remova o excesso com um papel absorvente ou um tecido de algodão limpo.

Como amolecer couro de tambor?

Basta colocar o couro de molho na água para amolecer e ir para a montagem do tambor. Neste molho, é bom tirar o couro e lavá-lo com sabão de côco para tirar restos de estrume, urina e sangue do pêlo.

O que é toque na macumba?

Instrumento é considerado sagrado nos rituais de cultos afrobrasileiros. O tambor é tido como instrumento sagrado nos rituais da Umbanda e dos cultos afrobrasileiros. É por meio do seu toque que se estabelece a comunicação com os orixás, caboclos e pretos velhos.

Qual a origem do atabaque na Umbanda?

Vindo da África, o atabaque é um instrumento musical largamente usado em quase todo ritual de Umbanda e também em muitas outras religiões de origem afro. Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais.

Como é usado o atabaque?

O instrumento é utilizado em quase todos os rituais afro-brasileiros e, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, é considerado sagrado. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.

Por que os atabaques ficam cobertos?

Em dias que não são feitas festas ou rituais, os atabaques ficam cobertos por panos brancos, que simbolizam respeito. Não é permitido que convidados toquem ou improvisem algum tipo de som nos atabaques. Eles são considerados instrumentos religiosos e sagrados dentro dos terreiros.

Qual é o tamanho médio desse atabaque?

Esse é um atabaque de tamanho médio, que varia entre oitenta centímetros e um metro de altura, fora a base. Seu som está entre o grave e o agudo. Cumpre uma função de proteção e tem a responsabilidade de fazer a maioria das dobras, ou repiques diferenciados, com uma entonação forte. O Rumpi garante o ritmo e mantem a harmonia.

Postagens relacionadas: