Como consagrar um atabaque na Umbanda?
Índice
- Como consagrar um atabaque na Umbanda?
- Como chama a pessoa que toca atabaque na Umbanda?
- Como hidratar o couro do tambor?
- Como amolecer couro de tambor?
- O que é toque na macumba?
- Qual a origem do atabaque na Umbanda?
- Como é usado o atabaque?
- Por que os atabaques ficam cobertos?
- Qual é o tamanho médio desse atabaque?
Como consagrar um atabaque na Umbanda?
CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.
Como chama a pessoa que toca atabaque na Umbanda?
Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
Como hidratar o couro do tambor?
Os mais utilizados são o óleo de coco e a manteiga de karité. Como Fazer: Coloque uma quantidade mínima de óleo/ manteiga nas mãos, esfregue-as e em seguida passe delicadamente sobre o couro com movimentos circulares. Caso haja necessidade remova o excesso com um papel absorvente ou um tecido de algodão limpo.
Como amolecer couro de tambor?
Basta colocar o couro de molho na água para amolecer e ir para a montagem do tambor. Neste molho, é bom tirar o couro e lavá-lo com sabão de côco para tirar restos de estrume, urina e sangue do pêlo.
O que é toque na macumba?
Instrumento é considerado sagrado nos rituais de cultos afrobrasileiros. O tambor é tido como instrumento sagrado nos rituais da Umbanda e dos cultos afrobrasileiros. É por meio do seu toque que se estabelece a comunicação com os orixás, caboclos e pretos velhos.
Qual a origem do atabaque na Umbanda?
Vindo da África, o atabaque é um instrumento musical largamente usado em quase todo ritual de Umbanda e também em muitas outras religiões de origem afro. Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais.
Como é usado o atabaque?
O instrumento é utilizado em quase todos os rituais afro-brasileiros e, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, é considerado sagrado. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Por que os atabaques ficam cobertos?
Em dias que não são feitas festas ou rituais, os atabaques ficam cobertos por panos brancos, que simbolizam respeito. Não é permitido que convidados toquem ou improvisem algum tipo de som nos atabaques. Eles são considerados instrumentos religiosos e sagrados dentro dos terreiros.
Qual é o tamanho médio desse atabaque?
Esse é um atabaque de tamanho médio, que varia entre oitenta centímetros e um metro de altura, fora a base. Seu som está entre o grave e o agudo. Cumpre uma função de proteção e tem a responsabilidade de fazer a maioria das dobras, ou repiques diferenciados, com uma entonação forte. O Rumpi garante o ritmo e mantem a harmonia.