Como verificar o estado dos pneus?

Índice

Como verificar o estado dos pneus?

Como verificar o estado dos pneus?

Faça o teste da moeda Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

Como medir o desgaste dos pneus?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

Como saber se os pneus estão bons para vistoria?

Procure na lateral externa do pneu a sigla TWI ou um triângulo e, nessa direção, você vai achar o ponto que indicará a situação do pneu. Se você verificar que o ponto num dos sulcos está batendo no chão, saiba que o pneu já deve ser trocado.

Quando é que um pneu é considerado careca?

Quando se diz que um pneu ficou careca, explica o Cesvi, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Quando isso ocorre, o pneu não funciona como deveria.

Como verificar o TWI?

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.

Qual o tipo de pneu mais seguro?

A Michelin aposta que sim. Por isso acaba de lançar no mercado o Primacy 3, voltado para segmento de automóveis de passeio. Segundo a marca, o modelo é três vezes mais seguro do que os concorrentes.

Como ver a profundidade do pneu?

O primeiro truque é usar um palito de fósforo. A cabeça do palito tem exatamente 1,6 milímetros e, por isso, pode ser usada como um medidor informal da profundidade dos sulcos do pneu. O segundo truque é usar uma moeda de 1 real. Atualmente, as moedas desse valor contam com um anel banhado a ouro nas extremidades.

Qual o limite de uso dos pneus?

O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.

O que reprova na vistoria?

Também reprova o fato de estarem ilegíveis o número do chassi e o do motor, sendo ideal que não haja nenhuma rasura ou indícios de adulteração nesses itens. Etiquetas de identificação e gravações nos vidros são outros itens analisados na vistoria e, em caso de divergência ou irregularidade, serão passíveis de reprova.

Pode pneu remold na vistoria?

O Inmetro indica que o uso do remold é permitido, desde que o pneu tenha, no máximo, sete anos. Como a identificação fica escondida, é importante fazer a compra somente de uma empresa de confiança.

Por que os pneus estão em contacto com a estrada?

Os pneus são a única parte do carro que está em contacto com a estrada e, como tal, é natural que acabem por ficar em mau estado ao fim de algum tempo. No entanto, os sinais de desgaste dos pneus dão-nos uma grande ajuda ao dizerem-nos o que se está a passar de errado, para que possamos resolver o problema.

Quando é necessário trocar os pneus?

Independentemente do desgaste, é aconselhado trocar de pneus, no máximo, de dez em dez anos. Para além disso, a partir dos cinco anos, é fundamental fazer uma inspeção anual aos pneus. Nunca é de mais dizer que o estado dos pneus não só afeta a sua carteira, como o ajuda a manter-se protegido.

Como encontrar a velocidade máxima do seu pneu?

Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu, você pode consultar a tabela onde encontra todos os índices e velocidades respectivas. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida.

Por que os pneus são essenciais para a segurança dos veículos?

Os pneus são uma peça fundamental para a segurança dos veículos, garantindo aderência e estabilidade na estrada ou na cidade — desde que eles estejam em boas condições de uso. Eles são feitos para aumentar o controle do motorista sobre os veículos e, graças à presença de sulcos, conseguem realizar essa tarefa mesmo em pistas molhadas.

Postagens relacionadas: