O quê Wallon fala sobre o movimento?

Índice

O quê Wallon fala sobre o movimento?

O quê Wallon fala sobre o movimento?

Wallon fala da afetividade e da socialização da criança. Para ele o movimento tem primeiro uma função expressiva. ... Mais tarde o movimento passa a ter uma função instrumental: conhecer e explorar o mundo físico. O movimento passa a auxiliar o pensamento, inaugurando-se a dimensão cognitiva da atividade motora.

Qual a importância do movimento para o desenvolvimento humano?

Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.

Quais as principais ideias de Wallon?

Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na Educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir.

Como Wallon considera a emoção?

Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção.

Qual a crítica que Wallon faz em relação ao movimento nas salas de aula?

Para Wallon (1941/2007), duas dimensões do movimento fazem parte do desenvolvimento precoce infantil: uma é a expressiva, a das emoções, e a outra é a instrumental, que envolve o movimento e a ação direta sobre o meio físico, concreto.

O quê Wallon diz sobre aprendizagem?

Para Wallon, o desenvolvimento humano não é linear e contínuo, mas, sim, uma integração: as novas funções/aquisições somam-se a outras, adquiridas anteriormente. Para Wallon, a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio em que está inserida.

Qual é a importância do movimento corporal e como acontece o movimento corporal?

Introdução: O movimento corporal tem grande importância no desenvolvimento da criança desde o nascimento. As crianças se movimentam como forma de explorar as possibilidades de seu próprio corpo adquirindo controle sobre o mesmo e utilizando como forma de interação e comunicação com o meio.

O que o Wallon defende?

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Quais são os estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Postagens relacionadas: