O que fazer quando a orquídea da broto?

Índice

O que fazer quando a orquídea da broto?

O que fazer quando a orquídea da broto?

Em algumas situações, como no caso dos brotos nascidos na haste de Phalaenopsis, não dá para mantê-los lá indefinidamente. Chega um momento em que a haste seca e é necessário replantar a nova orquídea. Um cuidado que algumas pessoas recomendam tomar, neste caso, é fornecer bastante umidade às raízes do keiki.

Como é o broto da flor de orquídea?

O início se dá através da GEMA ou seja, um broto, que inicialmente em dormência tem a forma de uma "olho" e que fica, em uma extremidade do rizoma, geralmente na base do pseudobulbo já maduro e que logo se transformará em um pseudobulbo novo.

Porque os brotos das orquídeas apodrecem?

A explicação científica para o apodrecimento das raízes das orquídeas Phalaenopsis está na formação de suas células, que é muito diferente da maioria das plantas comuns, que apenas contêm raízes com “canudinhos” que simplesmente sugam a umidade da terra.

Porque os brotos das orquídeas morrem?

Correntes de vento frias ou quentes, no local em que a planta se encontra, sendo ele mais quente ou fresco, respectivamente, causam a morte dos botões florais. Correntes de vento muito fortes também levam ao mesmo fim.

Como tirar keiki de orquídea?

Na dúvida, deixe o keiki um ano na planta mãe. Para removê-lo, se tiver em haste flora, corte a haste deixando um fragmento com o keiki. Se estiver em pseudobulbo, você pode optar por removê-lo destacando-o cuidadosamente da planta mãe ou cortando o pseudobulbo deixando parte deste com o keiki. Use o bom senso.

Como saber se a orquídea vai florescer?

As orquídeasflorescem quando estão em boas condições. Flores demasiadamente estressadas, murchas, ou com deficiências nutricionais raramente irão florescer bem. Para emitir uma boa floração, as orquídeas gastam uma quantidade enorme de energia, que é acumulada durante o ano todo nas folhas, raízes e pseudobulbos.

Como desinfetar raízes de orquídeas?

Retira-se a planta do vaso e faz-se uma boa limpeza em suas folhas e raízes com água corrente, escovando-as com cuidado e delicadeza. Este trabalho pode ser realizado com uma escova comum ou uma esponja. Depois disso, apara-se as raízes boas para que fiquem, no máximo, com 10 cm de comprimento.

Porque as raízes de orquídeas saem do vaso?

Estas raízes que saem para fora do vaso, são conhecidas como raízes aéreas, responsáveis em absorver nutrientes do ambiente. ... No caso das orquídeas, é comum que as epífitas soltem raízes para fora do vaso quando plantadas em qualquer tipo de substrato (como musgo esfagno, casca de pínus e fibra de coco, entre outros).

Como cuidar de orquídeas?

Evitar os vasos de plástico, regar adequadamente, cuidar dos brotos, esterilizar a tesoura e outras dicas práticas e caseiras para cuidar de orquídeas, segundo especialista.

Como cortar a orquídea?

Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão ). Deixe esfriar para depois usá-la.

Será que a orquídea está escura?

Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir. 10. Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

Postagens relacionadas: