Qual é a base fundamental do cultivo in vitro?
Índice
- Qual é a base fundamental do cultivo in vitro?
- Como fazer micropropagação in vitro?
- É uma célula tecido ou órgão de uma planta usado para iniciar culturas in vitro?
- Quais partes das plantas são mais adequadas para serem usadas como explantes em cultura in vitro?
- O que é o cultivo in vitro?
- Quais os equipamentos básicos para um laboratório de cultivo in vitro de plantas?
- Como é feita a micropropagação?
- Quais os objetivos do meio de cultura para a micropropagação in vitro?
- O que é a cultura de tecidos vegetais?
- Qual o conceito de cultura de tecidos?
- ¿Qué es el cultivo in vitro de plantas?
- ¿Por qué es caro el cultivo in vitro?
- ¿Qué es el cultivo in vitro de tejidos vegetales?
- ¿Qué es una cámara de cultivo in vitro?
Qual é a base fundamental do cultivo in vitro?
A cultura vegetal in vitro consiste no cultivo de células, tecidos ou órgãos vegetais em recipientes semi-herméticos, sob condições de assepsia, com controle de luminosidade, temperatura, umidade e pH, utilizando meios de cultura artificiais.
Como fazer micropropagação in vitro?
As etapas do processo podem ser entendidas, como descritas brevemente, a seguir:
- Etapa 0 – Seleção da planta matriz / planta mãe.
- Etapa 1 – Estabelecimento do explante in vitro.
- Etapa 2 – Multiplicação de brotos.
- Etapa 3 – Alongamento e enraizamento.
- Etapa 4 – Aclimatização – Transferência para ambiente natural.
É uma célula tecido ou órgão de uma planta usado para iniciar culturas in vitro?
Cultura de Calos Essas massas de células denominadas “calos” são usadas para regenerar plantas e/ou para produzir substâncias de interesse econômico e industrial in vitro, podendo ser formados a partir de alguma parte das plantas (pedaços de caules, folhas, raízes, hipocótilos, epicótilos, cotilédones) (MACHADO, 2013).
Quais partes das plantas são mais adequadas para serem usadas como explantes em cultura in vitro?
Que partes das plantas são mais adequadas para serem usadas como “explante” numa cultura in vitro? Por que? Normalmente utilizam-se células que ainda não são diferenciadas, como células da gema ou semente.
O que é o cultivo in vitro?
O princípio da cultura in vitro consiste em isolar um fragmento de uma planta, denominado de explante (meristemas, gomos, fragmentos de folhas, etc.), e cultivá-lo sob condições asséticas, em meio nutritivo adequado, dispondo de luz, temperatura e humidade controladas, com o objetivo de obter a rápida multiplicação de ...
Quais os equipamentos básicos para um laboratório de cultivo in vitro de plantas?
Aqui, os equipamentos necessário são: estufa grande, para secagem e esterilização do material de vidro, autoclave, destilador e deionizador de água e lavador de pipetas e um exaustor, para eliminação dos vapores desprendidos pela autoclave. Deve-se ter especial cuidado de colocar tomadas para os equipamentos.
Como é feita a micropropagação?
A micropropagação, também denominada multiplicação in vitro, consiste no cultivo de porções de tecidos (explantes) extraídos de uma planta e cultivados in vitro sob condições assépticas.
Quais os objetivos do meio de cultura para a micropropagação in vitro?
edulis f. flavicarpa conseguiu melhor desenvolvimento, enraizamento e maior grau de sobrevivência no processo de micropropagação. O suprimento dos nutrientes minerais no meio de cultura é essencial para sistemas de cultivo in vitro, variando conforme a espécie vegetal e o processo de cultivo (MONTEIRO-HARA, 2000).
O que é a cultura de tecidos vegetais?
A cultura de tecidos vegetais é uma ferramenta com alto potencial de aplicação no melhoramento vegetal. Ela pode ser utilizada desde a multiplicação de material genético, para a troca e a avaliação de germoplasma, até a produção de mudas livres de vírus.
Qual o conceito de cultura de tecidos?
A cultura de tecidos é uma metodologia utilizada para cultivar partes de um tecido fora do seu ambiente natural. O termo cultura de tecidos pode ser utilizado tanto para tecidos animais, quanto para tecidos de plantas.
¿Qué es el cultivo in vitro de plantas?
La expresión cultivo in vitro de plantas, significa cultivar plantas dentro de un frasco de vidrio en un ambiente artificial. Esta forma de cultivar las plantas tiene dos características fundamentales: la asepsia (ausencia de gérmenes, etc), y el control de los factores que afectan el crecimiento.
¿Por qué es caro el cultivo in vitro?
El cultivo in vitro es muy caro, entre otras cosas porque no se puede mecanizar. Sólo son rentables aquellos laboratorios muy grandes y con mucho mercado. La planta ya desarrollada en el cultivo in vitro necesita una primera aclimatación en el laboratorio; en el invernadero y después una segunda aclimatación en el campo.
¿Qué es el cultivo in vitro de tejidos vegetales?
El desarrollo del cultivo in vitro de tejidos vegetales a permitido el establecimiento de nuevos métodos de propagación en especies de reproducción vegetativa y ha contribuido a complementar los trabajos de mejoramiento genético en diferentes especies. Además de ofrecer nuevas alternativas para la conservación ex situ del germoplasma.
¿Qué es una cámara de cultivo in vitro?
La cámara de cultivo es una habitación de dimensiones muy variables, en la que se controlan las condiciones de luz, temperatura, humedad, variación día-noche, etc.. Condiciones del cultivo in vitro En la cámara de flujo laminar no puede entrar material contaminado.