Como tratar sialolitíase?
Como tratar sialolitíase?
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
Como desobstruir a glândula salivar?
As mais utilizadas incluem:
- Beber suco de limão ou chupar uma bala sem açúcar: ajudam na produção de saliva, ajudando no descongestionamento das glândulas salivares, diminuindo a inflamação;
- Aplicar uma compressa morna por baixo do queixo: ajuda a diminuir a congestão das glândulas afetadas.
O que causa sialolitíase?
A sialolitíase é incomum em crianças, ocorrendo apenas em 3 a 5% da população. O mecanismo causador exato não é claro, mas a estagnação do fluxo nas glândulas salivares e o aumento da concentração de cálcio salivar são fatores, contribuindo para o aumento da viscosidade da saliva predispondo à formação de sialolitíase.
Como deve ser feito tratamento para cálculos salivares de pequeno e grande tamanho?
Para os cálculos pequenos, busca-se sua eliminação por meio de orientação ao paciente, incentivando o aumento da ingestão de líquidos, o estímulo do fluxo salivar com administração de medicamentos ou substâncias ácidas e a aplicação de calor úmido sobre a região afetada.
Como diagnosticar Sialolitiasis?
Cálculos formados por sais de cálcio muitas vezes obstruem as glândulas salivares, causando dor, edema e, algumas vezes, infecção. O diagnóstico é feito clinicamente ou com TC, ultrassonografia ou sialografia.
O que é sialolitíase em glândula submandibular?
A sialolitíase é uma alteração, que acomete as glândulas salivares, representada pela obstrução da glândula ou de seu ducto excretor devido à formação de um sialólito, resultando na diminuição do fluxo salivar. a glândula submandibular é a mais acometida, seguida da glândula parótida e sublingual.