Por que a gengiva retrai?
Por que a gengiva retrai?
Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
O que é quando a gengiva diminui?
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Qual o tratamento caseiro para a retração gengival?
Tratamento caseiro para a retração gengival. ... Os bochechos diários com uma solução de chá de salva e sal marinho, ajudam na prevenção de doenças das gengivas. Ambos são anti-sépticos, aliviam a inflamação e favorecem a cura.
Quem sofre com a retração da gengiva?
O uso do aparelho dentário fixo, quando muito prolongado, pode causar o problema de gengiva retraída. Outros tratamentos, como clareamento dentário muito agressivo e implante, também contribuem para esse quadro. A pessoa idosa é mais propensa a sofrer com a retração gengival.
Como ir ao dentista regularmente para prevenir a retração gengival?
É importante ir ao dentista regularmente de forma a detetar os primeiros sinais de retração gengival de forma a prevenir a sua evolução.
Qual o fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival?
O fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival está relacionado com a maior exposição do colo do dente, ou nos casos mais adiantados, com a exposição ou visualização da raiz do mesmo. Ou seja, apenas com a observação direta sem se recorrer a mais exames, poderá ser possível diagnosticar esta alteração.