O que ataca a diverticulite?
Índice
- O que ataca a diverticulite?
- O que uma pessoa com diverticulite não pode comer?
- Quem tem diverticulite não pode tomar paracetamol?
- Quem tem diverticulite pode comer pão?
- Como prevenir crises de diverticulite?
- Quais os medicamentos para o tratamento de diverticulite?
- Quais são os sintomas da diverticulite?
- Como se caracteriza a diverticulite aguda?
O que ataca a diverticulite?
Aí, sim, temos a diverticulite. Ela lesiona o intestino ou promove abcessos no local, contribuindo para a proliferação de bactérias e o consequente risco de uma infecção. Algumas das causas desse processo inflamatório são: envelhecimento, tabagismo, constipação, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo.
O que uma pessoa com diverticulite não pode comer?
Durante a crise devem ser evitados alimentos capazes de provocar mais inflamação dos divertículos e, por isso, não deve ser consumido:
- Vegetais crus;
- Frutas com casca;
- Carnes vermelhas e gordurosas;
- Alimentos que provocam gases;
- Leite;
- Ovos;
- Refrigerantes;
- Comidas prontas;
Quem tem diverticulite não pode tomar paracetamol?
Além disso, alguns medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que é caso do paracetamol, podem provocar a diverticulite, segundo o médico.
Quem tem diverticulite pode comer pão?
Nos casos de diverticulose (sem inflamação nos divertículos), a recomendação para evitar uma nova crise (diverticulite) é uma dieta rica em fibras (frutas, verduras e vegetais crus, pão integral, arroz integral, feijões, farelo de aveia, farinha de linhaça, etc).
Como prevenir crises de diverticulite?
Ter uma boa ingestão de fibras é importante para prevenir crises de diverticulite, pois as fibras facilitam a passagem das fezes pelo intestino, sem permitir que elas se acumulem nos divertículos e causem inflamação.
Quais os medicamentos para o tratamento de diverticulite?
Medicamentos para Diverticulite Os medicamentos mais usados para o tratamento de diverticulite são: Mesalazina. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
Quais são os sintomas da diverticulite?
Sintomas de Diverticulite Pessoas com divertículos, sem a inflamação da diverticulite, geralmente não apresentam sintomas, mas podem sentir inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Raramente, elas notam sangue nas fezes ou no papel higiênico.
Como se caracteriza a diverticulite aguda?
Já quando há inflamação ou infecção diverticular, se caracteriza a diverticulite aguda e se considera urgência abdominal (abdômen agudo inflamatório) – caracterizada por um quadro de dor abdominal e diminuição ou cessação da eliminação de gases e fezes, podendo ocorrer febre, mal-estar e até mesmo vômitos.