O que são fungos dermatófitos?
Índice
- O que são fungos dermatófitos?
- Qual o fungo causador da dermatofitose?
- Como tratar Microsporum em humanos?
- Como podemos diagnosticar uma lesão de dermatofitose?
- Como ocorre a transmissão da dermatofitose?
- Quais os fungos Queratinofílicos?
- O que causa dermatofitose em humanos?
- Como realizar a identificação da espécie de um agente de dermatofitose?
- Como é feito o tratamento das dermatofitoses?
- Qual o medicamento mais eficaz contra fungos dermatófitos?
- Quanto Tempo Demora o exame de identificação das dermatofitoses?
- Qual é o diagnóstico clássico das dermatofitoses?
O que são fungos dermatófitos?
Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
Qual o fungo causador da dermatofitose?
Uma infecção causada por dermatófito em uma área do corpo pode provocar o surgimento de uma erupção na pele em uma outra área do corpo não infectada (consulte Reação dermatofítica). As infecções causadas por dermatófitos em humanos são provocadas pelos fungos Epidermophyton,Microsporum e Trichophyton.
Como tratar Microsporum em humanos?
Griseofulvina é geralmente o tratamento de escolha para tinea capitis por espécies de Microsporum. Por outro lado, infecções por Trichophyton são prioritariamente tratadas com terbinafina ou alternativas como fluconazol e itraconazol.
Como podemos diagnosticar uma lesão de dermatofitose?
O diagnóstico das dermatofitoses baseia-se no aspecto clínico e local da infecção e pode ser confirmado por exame micológico com hidróxido de potássio (KOH) que revela hifas ou por cultura dos pelos coletados. Para onicomicose, o teste mais sensível é uma coloração ácido periódico-Schiff do raspado de unhas.
Como ocorre a transmissão da dermatofitose?
A transmissão das dermatofitoses acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.
Quais os fungos Queratinofílicos?
São considerados micro-organismos queratinofílicos aqueles que são capazes de quebrar queratina e usá-la para a sua nutrição. Estima-se que existam cerca de 30 espécies de dermatófitos, que podem acometer tanto o homem quanto animais domésticos e silvestres.
O que causa dermatofitose em humanos?
A transmissão das dermatofitoses acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.
Como realizar a identificação da espécie de um agente de dermatofitose?
Para a correta identificação da espécie do dermató- fito, devem ser avaliadas as características macro e micromorfológicas das colônias e, em alguns casos, critérios fisiológicos e nutricionais5,17,30.
Como é feito o tratamento das dermatofitoses?
Como é feito o tratamento Na maioria dos casos, o tratamento das dermatofitoses é tópico, ou seja, o médico pode recomendar apenas a aplicação de pomadas ou cremes contendo antifúngico. No entanto, no caso de lesões mais extensas ou no caso de micose na unha ou no couro cabeludo, pode também ser necessário fazer uso de antifúngicos orais.
Qual o medicamento mais eficaz contra fungos dermatófitos?
O cloridrato de terbinafina em comprimidos de 250mg é o medicamento mais ativo contra fungos dermatófitos. Outros antifúngicos indicados são do grupo dos azóis como o itraconazol em comprimidos de 100mg e o fluconazol em comprimidos de 150mg. O médico dermatologista vai decidir qual medicação é a mais eficiente de acordo com cada caso.
Quanto Tempo Demora o exame de identificação das dermatofitoses?
O exame laboratorial de identificação das dermatofitoses leva cerca de 1 a 4 semanas para ser liberado, isso porque depende das características dos fungos, em que algumas espécies demoram mais para crescer e serem identificadas que outras.
Qual é o diagnóstico clássico das dermatofitoses?
O diagnóstico clássico das dermatofitoses corresponde ao exame direto, em que as amostras são observadas no microscópio logo que chegam ao laboratório, seguido de exame cultural, em que a amostra coletada é colocada em meio de cultura adequado para que haja crescimento e possam ser observadas outras características.