É possível cumular pedidos?
Índice
- É possível cumular pedidos?
- É possível cumular pedidos na petição inicial?
- Em que consiste a cumulação de pedidos?
- O que é cumulação sucessiva de pedidos?
- Que pedidos podem ser cumulados com o pedido possessório?
- É possível a cumulação de pedidos desde que atendidos os seguintes requisitos?
- Quais ações podem ser cumuladas?
- O que deve ter na petição inicial?
- Como funciona a reconvenção?
- É lícito ao autor cumular ao pedido possessório?
É possível cumular pedidos?
Ouça em voz altaPausarDe maneira geral, a lei a permite que haja a cumulação de pedidos quando as demandas estão relacionadas entre si, contanto que se justifique um julgamento conjunto, seja por economia processual, seja para evitar a desarmonia dos julgados.
É possível cumular pedidos na petição inicial?
Ouça em voz altaPausarÉ lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão. ... I - os pedidos sejam compatíveis entre si; II - seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.
Em que consiste a cumulação de pedidos?
Ouça em voz altaPausarPEDIDO CUMULATIVO. Diferentemente dos subsidiários, há casos nos quais a cumulação é plena e simultânea, quando há soma de várias prestações a serem satisfeitas.
O que é cumulação sucessiva de pedidos?
Ouça em voz altaPausarcumulação sucessiva - em que o acolhimento de um pedido depende do acolhimento de outro. Exemplo: investigação de paternidade e petição de herança.
Que pedidos podem ser cumulados com o pedido possessório?
Ouça em voz altaPausarCumulação de pedidos: O art. 555 do CPC permite cumular o pedido possessório com perdas e danos, indenização de frutos e inibição de novo esbulho. Direito ao ressarcimento: dano que sofreu ou o que deixou de ganhar (lucros cessantes ou perda de uma chance).
É possível a cumulação de pedidos desde que atendidos os seguintes requisitos?
Ouça em voz altaPausarSomente é possível a cumulação de pedidos, desde que atendidos os seguintes requisitos: que os pedidos sejam compatíveis entre si, seja competente o mesmo juízo e, por fim, haja a identidade de procedimentos.
Quais ações podem ser cumuladas?
Ouça em voz altaPausarFormulando o autor mais de um pedido, contra o mesmo ou diferente réu, ocorre cumulação de ações materiais, tenham, ou não, idêntica causa de pedir. Não se confundem pedido com cumulação. ... Não há um consenso entre os doutrinadores sobre a classificação das espécies de cumulação de pedidos.
O que deve ter na petição inicial?
São oito os requisitos estruturais da petição inicial.
- 1 - ENDEREÇAMENTO. É primeira informação que consta da inicial (art. ...
- 2 - QUALIFICAÇÃO DAS PARTES. ...
- 3 - CAUSA DE PEDIR. ...
- 4 - PEDIDO. ...
- 5 - OPÇÃO SOBRE A AUDIÊNCIA INICIAL. ...
- 6 - REQUERIMENTO DE PROVAS. ...
- 7 - VALOR DA CAUSA. ...
- 8 - ASSINATURA DO ADVOGADO.
Como funciona a reconvenção?
Ouça em voz altaPausarA reconvenção no Novo CPC é uma das modalidades de resposta do réu. Por meio dela, o réu formula uma pretensão em face do autor da demanda, sem a necessidade de ingressar com um novo processo.
É lícito ao autor cumular ao pedido possessório?
Ouça em voz altaPausarÉ lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de condenação em perdas e danos e indenização dos frutos. ... É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.