Qual a participação da lactase para pacientes intolerantes à lactose?
Índice
- Qual a participação da lactase para pacientes intolerantes à lactose?
- Qual a etnia mais acometida pela intolerância à lactose?
- Qual a relação da etnia com a intolerância à lactose?
- Qual seria o caminho encontrado pela lactose no organismo caso não haja a enzima lactase para sua quebra completa?
- Porque algumas pessoas são intolerantes à lactose?
- Como saber o nível da minha intolerância à lactose?
- Como classificar intolerância à lactose?
- Qual enzima está relacionada ao processo de quebra da lactose para produção de produtos à base de leite mas sem lactose?
- Qual a possível explicação para o surgimento da lactase persistente?
Qual a participação da lactase para pacientes intolerantes à lactose?
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.
Qual a etnia mais acometida pela intolerância à lactose?
No mundo, é estimado que mais de 50% dos adultos sejam intolerantes à lactose, cuja prevalência varia com a etnia e acomete principalmente a população asiática (95%), aproximadamente 70% dos descendentes africanos, 53% dos hispânicos e 70% a 80% da população do sul da Europa.
Qual a relação da etnia com a intolerância à lactose?
A etnia tem seu papel no aparecimento dessa condição: há estudos mostrando, por exemplo, que a incidência é de 80% entre africanos, árabes, gregos, chineses, coreanos e canadenses. Nos Estados Unidos, a dificuldade de digerir a lactose atinge 15% da raça branca e 80% dos afrodescendentes.
Qual seria o caminho encontrado pela lactose no organismo caso não haja a enzima lactase para sua quebra completa?
A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo. Em pessoas com intolerância à lactose, esse carboidrato acaba sendo conduzido ao intestino.
Porque algumas pessoas são intolerantes à lactose?
Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Como saber o nível da minha intolerância à lactose?
1. Observe os sintomas de intolerância à lactose
- Barriga inchada, dor abdominal ou excesso de gases após consumir leite, iogurte ou queijo. ...
- Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre. ...
- Falta de energia e cansaço excessivo. ...
- Irritabilidade fácil. ...
- Dor de cabeça frequente que surge principalmente após as refeições.
Como classificar intolerância à lactose?
A intolerância possui três classificações: primária, secundária e congênita. A intolerância ontogenética à lactose ou hipolactasia primária adulta é a forma mais comum. Já a deficiência secundária consiste em um quadro fisiopatológico que tem como consequência a má absorção de lactose.
Qual enzima está relacionada ao processo de quebra da lactose para produção de produtos à base de leite mas sem lactose?
A lactase é uma enzima que faz a hidrólise da lactose, ou seja, faz a quebra dos vários dissacarídeos em monossacarídeos contidos na borda das células epiteliais do intestino delgado, e hidrolisa a lactose em glicose e galactose.
Qual a possível explicação para o surgimento da lactase persistente?
Uma nítida demonstração da hipótese genética de que a persistência da produção da Lactase é um traço dominante foi obtida a partir de um estudo realizado na África envolvendo duas populações distintas quanto à capacidade de digerir a Lactose na vida adulta.