Qual a influência da afetividade na aprendizagem?
Índice
- Qual a influência da afetividade na aprendizagem?
- Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?
- Qual a correlação entre afeto e aprendizagem defendida por Wallon?
- O que diz a Teoria de Wallon?
- Como podemos entender essa ideia de Wallon sobre a inteligência?
- Qual a importância da afetividade em sala de aula?
- Qual a importância da afetividade no espaço escolar?
- Como a pessoa é afetada pela afetividade?
- Por que a afetividade evolui?
- Por que a afetividade é expressa?
- Como a afetividade está presente no pensamento?
Qual a influência da afetividade na aprendizagem?
A afetividade é como um recurso de motivação na aprendizagem do aluno, sendo assim, contribui no desenvolvimento das emoções que se evidenciam dentro da sala de aula. ... se a criança está ao sabor de suas emoções, ela não tem condições neurológicas de controlá-las” (1999, p. 3-7).
Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Qual a correlação entre afeto e aprendizagem defendida por Wallon?
Chegamos então à Afetividade, que está presente em todos estágios: segundo Wallon, ela é um elemento indispensável para o desenvolvimento humano. ... A aprendizagem, portanto, deve ser imbuída de interações sociais, trocas e formação de vínculos, intermediados pela compreensão do papel da afetividade e suas implicações.
O que diz a Teoria de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Como podemos entender essa ideia de Wallon sobre a inteligência?
a ) Para Wallon, a inteligência é desenvolvida conforme a visão do lado interior, cheio de sentimentos e sonhos, e o exterior, repleto de códigos e símbolos. É por meio desses constantes conflitos das funções psicológicas - e na tentativa de resolvê-los - que a criança desenvolve sua inteligência.
Qual a importância da afetividade em sala de aula?
Cada vez é mais comum nos depararmos com professores que fazem críticas a determinados “alunos problemas”. Assim considerados por não conseguirem construir um bom relacionamento dentro da sala de aula. ... A afetividade na afinidade professor e aluno favorece a autoestima, o diálogo e a socialização.
Qual a importância da afetividade no espaço escolar?
A afetividade no ambiente escolar favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que o professor compromissado com a educação não apenas transmite conhecimento, mas também escuta seus educandos, promovendo, assim, uma relação de troca.
Como a pessoa é afetada pela afetividade?
Assim como ela, toda pessoa é afetada tanto por elementos externos - o olhar do outro, um objeto que chama a atenção, uma informação que recebe do meio - quanto por sensações internas - medo, alegria, fome - e responde a eles. Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento.
Por que a afetividade evolui?
Tanto afetividade como inteligência ao longo do seu desenvolvimento evoluem, se construindo e se modificando de um período a outro, justamente, porque à medida que o ser se desenvolve, suas necessidades afetivas tornam-se cognitivas.
Por que a afetividade é expressa?
Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial. A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade.
Como a afetividade está presente no pensamento?
Henri Wallon no livro Do Ato ao Pensamento Comentário Neste trecho, Wallon mostra que a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição.