O que é luxação na mandíbula?
Índice
- O que é luxação na mandíbula?
- Quais são as possíveis causas da luxação temporomandibular?
- O que acontece se quebrar a mandíbula?
- O que acontece quando o maxilar estala?
- Como chama a manobra para redução imediata de uma luxação de ATM?
- Como começar o tratamento para luxação?
- Como evitar a luxação no Hospital?
- Como acelerar a recuperação da luxação?
- Quais são os sintomas da luxação no dedo?
O que é luxação na mandíbula?
A luxação da Articulação Temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular excursiona externamente à cavidade glenoide, permanecendo em uma condição de travamento anterior à eminência articular.
Quais são as possíveis causas da luxação temporomandibular?
As causas da luxação da articulação temporomandibular (ATM) podem ser espontâneas ou traumáticas, como por exemplo, abertura máxima de boca excessiva, durante a entubação orofaríngea, ou mesmo durante procedimentos dentários que impliquem que o paciente permaneça bastante tempo com a boca aberta.
O que acontece se quebrar a mandíbula?
Uma mandíbula fraturada geralmente causa dor e inchaço do maxilar e a pessoa sente frequentemente que os dentes não se encaixam entre si de modo normal. Muitas vezes, não se consegue abrir muito a boca, pois pode deslocar-se para um lado quando se fecha ou abre.
O que acontece quando o maxilar estala?
No entanto, o maxilar estalando pode ser causado por problemas mais graves, como bruxismo, artrose ou uma infecção oral, por exemplo. Se o maxilar estalando for acompanhado de dor, deve-se consultar o médico assim que possível, porque pode estar a ser causado por um problema de saúde mais grave.
Como chama a manobra para redução imediata de uma luxação de ATM?
A manobra de redução da luxação consiste em: com o paciente sentado em uma cadeira e com a cabeça apoiada, posicionar os polegares sobre os segundos molares inferiores ou suposta localização e aplicar força para baixo nessa região enquanto é aplicada força para cima na sínfise.
Como começar o tratamento para luxação?
O tratamento para luxação deve ser iniciado o mais depressa possível no hospital e, por isso, quando acontece é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192. Veja o que fazer em: Primeiros socorros para luxação.
Como evitar a luxação no Hospital?
Além disso, o médico coloca a articulação no lugar com o objetivo de acelerar o processo de recuperação da pessoa. Veja como é feito o tratamento dos principais tipos de luxação no hospital. A melhor forma de evitar uma luxação consiste em utilizar os equipamentos de segurança recomendados para atividades perigosas.
Como acelerar a recuperação da luxação?
Para acelerar a recuperação da luxação e evitar agravamento da lesão é importante ter alguns cuidados como: Não andar de carro durante as primeiras 2 semanas, para evitar que o balanço do carro mova a articulação; Evitar fazer movimentos bruscos com o membro afetado, mesmo após retirar a imobilização, especialmente nos primeiros 2 meses;
Quais são os sintomas da luxação no dedo?
Os principais sintomas da luxação no dedo são a dor muito forte e o inchaço imediato no dedo. Outros sintomas podem incluir: Dificuldade ou incapacidade de movimentar o dedo. A luxação no dedo pode ocorrer tanto nos dedos da mão quanto nos dedos dos pés.