O que é prolapso retal em gatos?

Índice

O que é prolapso retal em gatos?

O que é prolapso retal em gatos?

O prolapso retal é a inversão de uma ou mais camadas do reto através do ânus, podendo ser parcial ou completo, dependendo das estruturas envolvidas. Ocorre em cães e gatos de qualquer idade, raça ou sexo, mas é visto com mais freqüência em animais jovens com diarréia e tenesmo graves (Guedes et al., 2012).

O que fazer em caso de prolapso retal?

O que fazer em caso de Prolapso Retal

  1. Tentar empurrar delicadamente a parte do reto exteriorizada para o interior do corpo, com as mãos lavadas;
  2. Pressionar uma nádega contra a outra, para evitar que o reto volte a sair.

Como identificar o prolapso retal?

Principais sintomas

  1. Dor abdominal;
  2. Sensação de uma massa no ânus;
  3. Ardência, sangramento, desconforto e sensação de peso no ânus;
  4. Dificuldade para defecar e sensação de evacuação incompleta.

O que fazer quando a hemorróida do gato sai para fora?

O ideal é realizar o procedimento sob anestesia devido à dor intensa. Antes da recolocação do reto, a mucosa exposta deverá ser limpa de forma abundante com solução fisiológica. Em alguns casos, é preciso utilizar gelo e açúcar por alguns minutos para diminuir o inchaço e conseguir reduzir o prolapso.

Quais as causas de prolapso retal em gatos?

No geral, o prolapso retal em gatos tem causas como:

  • Trauma, como atropelamento ou queda, por exemplo;[1]
  • Diarreia;
  • Tenesmo (vontade e tentativa de evacuar, mesmo quando não há necessidade),

O que causa o prolapso retal?

O prolapso retal é a protrusão indolor do reto pelo ânus. Um prolapso retal geralmente causado durante o esforço, como durante uma evacuação. O diagnóstico é baseado em um exame físico e em vários exames de imagem. O prolapso retal em bebês e crianças geralmente é curado sem cirurgia.

Qual pomada para prolapso retal?

O tratamento do prolapso retal é sempre cirúrgico... infelizmente não existe pomadas ou medicações que resolvam o problema. Muitas vezes esses medicamentos ajudam no alívio dos sintomas e na redução manual (Temporária) do prolapso, mas não acabam com o problema.

O que pode causar prolapso retal?

O prolapso retal em adultos acontece principalmente devido ao enfraquecimento dos músculos que seguram o reto, o que pode ser devido ao envelhecimento, prisão de ventre, excesso de força para evacuar e infecções intestinais, por exemplo.

Como ocorre prolapso retal?

O prolapso ocorre quando um órgão desliza de sua posição normal no corpo. O prolapso retal faz com que a parte interna do reto fique do avesso, de modo que o revestimento retal (a mucosa retal) fica visível fora do corpo como uma projeção avermelhada escura, semelhante a um dedo, saindo do ânus.

Qual a causa do prolapso anal em gatos?

Não há uma causa específica para essa condição em gatos, mas os veterinários fazem a verificação para detecção de doenças que causam irritação e desconforto, e trabalham no sentido de sua resolução. Com diagnóstico e tratamento apropriados, o prolapso anal pode ser controlado ou eliminado.

Como saber se o gato tem uma lesão no reto?

Observe o gato e verifique se há complicações. Às vezes, alguns pontos e manchas de sangue vivo aparecerão, mas é algo normal. No entanto, muito sangue nas fezes ou sangramento contínuo poderá indicar uma lesão no reto; leve o gato ao veterinário imediatamente.

Como prevenir o prolapso anal?

Sem tratamento, o prolapso retal é potencialmente fatal. Você deve levar seu gato a um veterinário imediatamente para determinar um diagnóstico. Uma pomada tópica, sem receita, de hidrocortisona, geralmente é útil para gatos diagnosticados com prolapso anal. A hidrocortisona reduz prurido, edema e vermelhidão na área anal.

Como os gatos se limpam?

Os gatos se limpam, geralmente ingerindo seus pelos. Isto pode causar séria constipação e dor na área anal. Pulgas, irritação do saco anal, alergias, constipação e a impossibilidade de se limpar podem causar desconforto aos gatos. Os veterinários tratam essas afecções que normalmente resolvem os problemas na área anal.

Postagens relacionadas: