Como lidar com a perda de uma pessoa?
Como lidar com a perda de uma pessoa?
Procure apoio para lidar com a perda
- Dê tempo a si mesmo.
- Aceite seus sentimentos e saiba que o luto é um processo. ...
- Converse com as pessoas, confie nelas e releve quando elas não souberem bem o que dizer. ...
- Passe tempo com amigos e familiares.
- Não se isole.
Quais são as fases do luto segundo a psicologia?
Estágios do luto Com base na experiência profissional, Kübler-Ross definiu cinco estados mentais que são referências para entender como acontece a evolução do enlutado: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. São etapas que possibilitam conceituar de forma mais simples o modo como se administra o luto.
Como evitar o luto?
Além do mais, o acompanhamento de um psicólogo durante o luto pode acelerar o processo (de superação ou recuperação) e evitar que ele se transforme em um Transtorno Mental real. Não subestime o luto. O nosso sistema emocional pode se desorganizar bastante quando precisa enfrentar uma quantidade de dor que parece infinita.
Como funciona a terapia do luto?
Trata-se de potencializar os recursos individuais de cada pessoa, mas também de oferecer o apoio social necessário para acabar com o isolamento. Em qualquer caso, o objetivo principal da terapia do luto não é esquecer o falecido, e sim transformar o processo para que a lembrança da pessoa não cause um bloqueio.
Quais são os benefícios do luto?
São evocadas experiências positivas vividas com a pessoa que já não está. Desfruta-se da vida cotidiana e são estabelecidas metas futuras. O luto é um processo normal que requer uma preparação pessoal que nem sempre é fácil de ser realizada.
Por que o luto é algo ruim?
O luto não é algo ruim, na verdade ele é necessário. É uma etapa que precisamos encarar, compreender, vivenciar para continuarmos vivendo de forma equilibrada e saudável. Assim nestas situações talvez tudo que nos caiba seja de fato um bom abraço, uma oferta de colo, de ajuda com questões burocráticas ou mesmo a nossa presença ao lado.