Como tratar prognatismo?
Índice
- Como tratar prognatismo?
- O que causa o prognatismo mandibular?
- Como saber se tenho prognatismo?
- O que é cirurgia de prognatismo?
- Como saber se tenho prognatismo mandibular?
- Por que os pais devem procurar um especialista para tratar o prognatismo?
- Quais são os exames utilizados no diagnóstico do prognatismo?
- Qual a diferença entre prognatismo e retrognatismo?
- Quais são os tratamentos existentes no prognatismo mandibular?
Como tratar prognatismo?
O tratamento do prognatismo mandibular costuma demorar cerca de dois anos pois, além da cirurgia, existem duas demoradas fases de tratamento: o preparo ortodôntico pré-operatório e a finalização ortodôntica pós-operatória.
O que causa o prognatismo mandibular?
Causas do Prognatismo Mandibular Hábitos orais deletérios, como é o caso, por exemplo, da sucção de dedos ou da chupeta; Alterações respiratórias, como a respiração bucal, ocorrendo a postura baixa da língua na arcada inferior; Desvios da funcionalidade do rosto.
Como saber se tenho prognatismo?
Sintomas muito comuns em pessoas com prognatismo são: ruídos articulares e dores de cabeça, nos ouvidos e nos músculos. O prognatismo ainda causa problemas no encaixe dos dentes, prejudicando a mastigação e a respiração do indivíduo.
O que é cirurgia de prognatismo?
A cirurgia ortognática é o ramo da cirurgia bucomaxilofacial, que tem como responsabilidade a correção das discrepâncias maxilomandibulares. O procedimento cirúrgico é realizado totalmente por dentro da boca, não deixando marcas ou cicatrizes.
Como saber se tenho prognatismo mandibular?
O diagnóstico dos pacientes portadores do prognatismo mandibular é feito através de uma criteriosa análise facial e da oclusão (mordida), em combinação com a análise de exames de imagem, como por exemplo a tomografia computadorizada.
Por que os pais devem procurar um especialista para tratar o prognatismo?
Caso os pais ou cuidadores observem as crianças projetando o queixo para frente ou os dentes anteriores inferiores se fechando à frente dos superiores, devem procurar um profissional especialista o mais rápido possível, para que se possa tratar o prognatismo inicialmente.
Quais são os exames utilizados no diagnóstico do prognatismo?
Os exames mais comuns usados no diagnóstico do prognatismo e durante o tratamento para acompanhamento de evolução dos casos são os exames clínicos, funcionais e radiográficos. Outras ferramentas que também podem ser utilizadas são tomografia computadorizada, ressonância magnética e avalições eletromiográficas.
Qual a diferença entre prognatismo e retrognatismo?
A principal diferença entre prognatismo e retrognatismo é o crescimento do tecido ósseo. Enquanto no primeiro caso, o osso mandibular tem um crescimento excessivo, no segundo, o desenvolvimento ósseo é menor. Além das diferenças estéticas, há outras distinções em relação às alterações causadas por esses problemas.
Quais são os tratamentos existentes no prognatismo mandibular?
Os tipos de tratamento existentes nos casos de prognatismo mandibular são através de pistas diretas planas, aparelhos ortopédicos funcionais, aparelhos ortodônticos fixos, cirurgia ortognáticas e a combinação destes.