Como fazer a cura do umbigo do bezerro?

Índice

Como fazer a cura do umbigo do bezerro?

Como fazer a cura do umbigo do bezerro?

Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.

O que fazer após o nascimento de um bezerro?

Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade

  1. Cuidados com o parto. ...
  2. Ingestão do colostro nas primeiras horas de vida. ...
  3. A importância da cura do umbigo em bezerros recém-nascidos. ...
  4. Vermifugação e vacinação. ...
  5. Atenção com a limpeza. ...
  6. Alimentação balanceada.

Como vacinar o bezerro?

Desse modo, o filhote vai conseguir ignorar ou até mesmo gostar de ser acariciado. Mantenha em dia a vacinação do bezerro (disponível em lojas para animais). Os bezerros precisam ser alimentados de três a cinco vezes ao dia, em horários regulares, com pequenas porções.

Quando deve começar a gestação do bezerro?

Ela deve começar no período da gestação da vaca, pois assim o colostro produzido será nutritivo o suficiente, apresentando altos níveis de anticorpos necessários ao filhote, quanto após o parto. Pois, o bezerro deve receber uma dieta balanceada composta por leite, alimentos concentrados, feno e capim.

Quando devem ser vermifugados os bezerros?

Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E após a desmama os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade. Já o protocolo de vacinação será passado pelo médico veterinário e deverá ser seguido à risca.

Como evitar que os bezerros desmamam?

Para o veterinário Marcus Rezende, mesmo que os bezerros se recuperem, o prejuízo já estará contabilizado. “Esses animais desmamam 1 @ mais leves e por isso não conseguem acompanhar o desempenho dos contemporâneos, se tornando refugo ou fundo de lote”. Para evitar que isso aconteça, o produtor deve fazer a cura do jeito certo.

Postagens relacionadas: